Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Natália Portinari

Freixo lidera em seguidores e Garotinho em engajamento na disputa no RJ

Análise de dados mostra que Freixo lidera em números nas redes sociais e Garotinho é líder em engajamento

atualizado 29/06/2022 14:06

Marcelo Freixo, do PSOL, levanta a palma da mão aberta depois de sair de cabine de votação, acenando para jornalistas - Metrópoles Reprodução/Twitter

Entre os candidatos ao governo do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo desponta muito à frente nas redes sociais. O candidato do PSB e principal oposição ao atual governador Cláudio Castro, que busca a reeleição pelo PL, tem mais de 1 milhão de seguidores. Outro líder nas redes é o ex-governador Anthony Garotinho, que tem a maior taxa de engajamento entre todos os candidatos.

Castro, mesmo sendo governador, tem apenas 169 mil seguidores, e muitos são recentes. O governador ganhou, em abril, cerca de 30 mil seguidores em menos de 24 horas, boa parte dos “novos fãs” são da Índia. O Palácio Guanabara diz que foi um “ataque hacker”.

Em questão de número de seguidores, Freixo e Castro são seguidos do candidato de Eduardo Paes ao governo fluminense, Felipe Santa Cruz, que tem 90 mil seguidores. Paulo Ganime, do Novo, tem 61 mil, Rodrigo Neves, do PDT, 30 mil e, por último, Garotinho, do União Brasil, com 28 mil seguidores.

O ex-governador, contudo, tem 3,63% de engajamento, a maior taxa entre os candidatos. Atrás de Garotinho estão Ganime, que tem 3,41%, Castro, com 1,31%, Neves, com 0,97%, Freixo, com 0,38% e Santa Cruz, com 0,37%.

Os dados são de um levantamento feito pelo cientista de big data Alek Maracaja, da agência AtivaWeb. Maracajá informa na análise de dados que, mesmo que Freixo tenha “apenas” 0,38% de engajamento, quando comparado ao número de seguidores do pessebista, essa taxa se converte em cerca de 4 mil pessoas.

“Isso acontece devido ao volume de seguidores que, mesmo puxando o índice de engajamento de Freixo para baixo, faz com que ele tenha uma maior audiência para suas postagens. Garotinho, que tem o maior número absoluto de engajamento, conversa, em média, com 500 perfis por postagem”, aponta o cientista de big data.

Mais lidas
Siga as redes do Guilherme Amado
Últimas da coluna