Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Harry e Meghan estão desesperados por filhos perderem privilégios

Conforme noticiou a imprensa, Harry e Meghan estão furiosos por Archie e Lilibet perderem regalias da realeza

atualizado 17/09/2022 9:08

Danny Lawson - WPA Pool/Getty Images

Quem acompanha as últimas notícias da realeza britânica sabe que os assuntos do momento envolvendo os integrantes da dinastia Windsor são o funeral da rainha Elizabeth II, os chiliques do rei Charles III como novo monarca e a confusão envolvendo os filhos de Harry, Archie e Lilibet Diana, sobre se eles vão receber ou não os títulos de príncipe e princesa. Em relação ao terceiro tópico, a Coluna Claudia Meireles foi atrás de saber o motivo pelo qual os duques de Sussex querem tanto que os herdeiros tenham as nobres nomeações.

Com a ascensão de Charles ao comando da Coroa britânica no último dia 8, os netos do soberano em exercício passaram a ter o título de príncipe ou princesa. De acordo com as regras estabelecidas pelo rei George V, em 1917, Archie e Lilibet, por serem herdeiros de um filho de um monarca, deveriam ganhar a inicial HRH, ou seja, His ou Her Royal Highness (Sua Alteza Real, em tradução do inglês). Mas o uso da expressão não foi autorizada pela monarquia, razão para Meghan e Harry ficarem desesperados e enfurecidos, conforme noticiou a imprensa.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
0

Como Archie, de 3 anos, e Lilibet, 1 aninho, não podem ostentar o termo Sua Alteza Real, consequentemente perdem uma série de privilégios. Os três outros netos de Charles, como os príncipes George, Charlotte e Louis, dispõem das regalias. Entretanto, os filhos de Harry e Meghan não vão usufruir das vantagens porque os pais renunciaram aos deveres no alto escalão real em março de 2020. Eles deixam de ganhar salários como membros ativos da realeza.

Outra desvantagem decorrente de não poder utilizar Sua Alteza Real está relacionada à perda de segurança e proteção fornecida pelo governo do Reino Unido. O quesito sempre foi uma das preocupações da mãe de Archie e Lilibet. No ano passado, Meghan concedeu entrevista à apresentadora Oprah Winfrey e, na ocasião, a duquesa de Sussex compartilhou sua aflição ao saber que o primogênito não receberia a salvaguarda.

Foto colorida. Lilibet Diana
Primeiro retrato de Lilibet Diana, filha caçula de Harry e Meghan Markle

“Não sabíamos que era um menino, e eles disseram que não queriam que ele fosse um príncipe, que ele não receberia segurança. Isso foi no fim da gravidez. Ele não seria um príncipe ou princesa, isso afetaria a segurança dele. Se soubéssemos, a gente teria criado toda uma proteção em volta dele”, explicou Meghan no bate-papo. Sem o status de Sua Alteza Real, as pessoas não devem se curvar ou abaixar a cabeça ao encontrar com Archie e Lilibet.

Embora não possam desfilar como altezas reais, os herdeiros de Harry continuam a dispor da denominação de príncipe e princesa. Quando adultos, eles escolherão sobre usar ou não a nobre nomeação. Como houve mudanças na linha sucessória ao trono britânico, Archie passou a ocupar a sexta posição na listagem, enquanto Lilibet está no sétimo lugar. Eles se encontram atrás do tio paterno, o príncipe William; e dos três primos, George, Charlotte e Louis, de 9, 7 e 4 anos, respectivamente.

Príncipe Harry com Meghan Markle e Archie
Foto publicada por Harry e Meghan para revelar a gestação da segunda filha, Lilibet Diana

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram

Mais lidas
Últimas notícias