Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Especialista diz que filhos de Harry não receberão títulos de príncipe

Comentarista real, Samantha Maiden alegou que Archie e Lilibet "não vão conseguir" as nomeações no que depender do rei Charles III

atualizado 14/09/2022 10:16

Montagem com fotos de um homem branco segurando um bebê. A outra traz um idoso branco, com trajes militares, sentado em um trono @sussexroyal/Instagram/Reprodução e WPA Pool /Getty Images

Em um entrevista bombástica concedida a apresentadora Oprah Winfrey no ano passado, Meghan Markle contou que o primogênito, Archie, de 3 anos, não recebeu o título de príncipe por ter ascendência afro-americana. Quando ela fez a revelação, a caçula, Lilibet Diana, ainda não tinha nascido. Atualmente, a menina tem 1 ano. Com ascensão ao trono do avô paterno, Charles, tecnicamente, as duas crianças ganhariam denominações da realeza, entretanto, uma especialista em questões da dinastia Windsor alegou que os pequenos “não vão conseguir” as nomeações.

Ao participar do programa televisivo australiano Sunrise, a jornalista Samantha Maiden explicou o motivo pelo qual Archie e Lilibet não terão os títulos de príncipe e princesa, respectivamente. “Eu entendo que eles obtêm isso automaticamente quando são netos do monarca, que claramente são, mas de maneira bastante direta, o rei Charles III não fez referência a isso em suas declarações públicas”, afirmou a comentarista. Ela acrescentou: “É apenas outra coisa em que você pode entender porque essas famílias estão afastadas”.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
0

Pelas regras estabelecidas pelo rei George V em 1917, Archie e Lilibet Diana, por serem herdeiros de um filho de um soberano, passam a ter a inicial HRH, isto é, His ou Her Royal Highness (Sua Alteza Real, em tradução do inglês). Os irmãos podem ou não optar por usar o título quando adultos. Mas como ainda são crianças, continuam sendo um príncipe e uma princesa. Como houve mudanças na linha sucessória ao trono britânico, o menino passou a ocupar a sexta posição na listagem, enquanto a garotinha está no sétimo lugar.

Lilibet Diana, filha caçula de Harry e Meghan Markle

Confusão

Em junho do ano passado, o tabloide Mail on Sunday publicou que o rei Charles III não iria incluir os dois netos entre os membros da realeza. Segundo o portal britânico, o então príncipe de Gales usou como justificativa a abdicação de Harry e Meghan Markle, pais das crianças, dos deveres reais em março de 2020. Um dos planos do soberano é instituir uma monarquia mais enxuta. A decisão de Charles tem como base a ideia de que os britânicos não desejam pagar por um reinado em constante expansão.

À época, a notícia enfureceu os duques de Sussex e, de acordo com a imprensa internacional, a imposição de Charles gerou uma série de “acusações amargas” feitas pelo casal contra os membros da família real. Uma fonte próxima afirmou sobre o rei dizer a Harry e Meghan que mudaria os documentos legais a fim de garantir que Archie e Lilibet não obtivessem o título que outrora herdaria por direito.

Charles se tornou o novo monarca no último dia 8, após a morte da mãe, a rainha Elizabeth II.

Rainha Elizabeth, Archie, Harry, Meghan Markle, Philip e Doria Ragland
Rainha observa o bisneto Archie ao lado de Doria Ragland. O menino é filho de Harry e Meghan

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias