Em um comunicado oficial, o príncipe Harry chamou a avó paterna, a rainha Elizabeth II, de “minha bússola”. Ele perdeu a familiar no último dia 8. Nesta quarta-feira (14/9), houve uma procissão do caixão com a falecida monarca do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall, onde os súditos poderão se despedir da majestade. Em determinado momento da cerimônia, o duque de Sussex não conseguiu segurar a emoção. Ele abaixou a cabeça e colocou a mão no rosto. O instante foi capturado pelo fotógrafo Christopher Furlong.
Harry estava ao lado da esposa, Meghan Markle. Ela não acompanhou o marido durante o cortejo pelas ruas de Londres, mas o encontrou em Westminster, também conhecido como casa do Parlamento britânico.

Harry perdeu a avó paterna, a rainha Elizabeth IIChristopher Furlong/Getty Images

A Coroa Imperial do Estado é vista no caixão que transporta a rainha Elizabeth II para o Westminster Hall Dan Kitwood/Getty Images

O duque de SussexJames Manning/PA Images via Getty Images

O caixão coberto com a bandeira da rainha Elizabeth II Chip Somodevilla/Getty Images

O príncipe de Gales e o duque de Sussex no cortejo do caixão da rainha Elizabeth do Palácio de Buckingham para Westminster Hall Chris Jackson/Getty Images

Os filhos e netos da rainha Elizabeth II no cortejo fúnebre nesta quarta-feira (14/9)by Chris Jackson/Getty Images
De saída do Palácio de Westminster, o príncipe Harry e Meghan Markle protagonizaram um momento carinhoso. Os pombinhos saíram de mãos dadas do local, enquanto outros casais — como William e Kate Middleton — deixaram o ambiente separados e com um espaço considerável entre eles.

Funeral
Quem vive ou está em Londres, capital da Inglaterra, e deseja se despedir da rainha Elizabeth II precisará estar atento a uma série de regras. O governo britânico estipulou normas aos interessados em dar adeus à majestade mais longeva do Reino Unido.
A partir desta quarta-feira (14/9), o caixão poderá ser visitado no Palácio de Westminster, edifício mais antigo do Parlamento britânico, das 17h (13h no horário de Brasília) até às 6h30 (2h30 na capital federal) do dia do funeral, previsto para a próxima segunda-feira (19/9).
A soberana faleceu pacificamente no último dia 8, no Castelo de Balmoral, na Escócia. Além dos membros da família real, políticos e chefes de Estado de todo o mundo foram convidados a prestar uma última homenagem. O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), confirmou presença na cerimônia fúnebre. A falecida monarca será enterrada na Capela de St. George, ao lado do marido, o príncipe Philip. Ele faleceu aos 99 anos no ano passado.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram