Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Exclusivo: cabeleireiro de Gisele Bündchen revela segredos de beleza da modelo

Quem cuida da cor dos fios de Gisele é o cabeleireiro Bernardo Vasconcelos. O especialista comanda um salão de beleza em Londres

atualizado 07/09/2021 18:30

Bernardo Vasconcelos e Gisele Bündchen@bernardohairco/Reprodução/Instagram

Em uma situação hipotética, se pedissem para listar três famosas com madeixas impecáveis, certamente os fios de Gisele Bündchen integrariam ou até encabeçariam o top 3. Se fosse para votar, a coluna Claudia Meireles elegeria a modelo de origem brasileira como primeira colocada. Por vezes, a top já recebeu o título de cabelo mais bonito do mundo. Para quem não sabe, por trás do brilho, hidratação e mistura de tons capilares da top model está a expertise do cabeleireiro Bernardo Vasconcelos.

Também com DNA verde-amarelo, Bernardo mora atualmente em Londres, onde comanda o badalado BCO London Salons. Na agenda disputada do especialista, constam nomes de inúmeras beldades, como Izabel Goulart, Alessandra Ambrosio e Adriana Lima. A coluna conversou com o mago das madeixas para saber os segredos por trás dos invejáveis fios de Gisele Bündchen.

0
Carreira

Bernardo iniciou a trajetória profissional aos 14 anos, sem grandes pretensões. “Comecei a trabalhar no salão da minha mãe, no interior de São Paulo. Eu ajudava nos serviços gerais, nada sério. Apenas queria ganhar um trocado para gastar no fim de semana com os meus amigos”, recorda. Tempos depois, ele passou a lavar o cabelo das clientes e a arrumar as perucas vendidas no endereço de beleza. Não demorou até o expert aprender a fazer cortes e escova.

Ao completar 18 anos, Bernardo decidiu ir morar nos Estados Unidos. Na ocasião, fez cursos de especialização em importantes academias e se aperfeiçoou em cor. Questionado se imaginava tornar-se uma referência na área e ter um salão de beleza reconhecido, o cabeleireiro afirma que não, mas com ressalvas. “Sabia que iria alcançar uma posição bacana na minha profissão, porque sempre busquei ser o melhor no que fazia”, alega.

Bernardo Vasconcelos
O cabeleireiro das famosas Bernardo Vasconcelos

Quando pensava sobre o futuro, não passou pela mente do especialista fundar salões no exterior nem se tornar um empresário na área de beleza: “Não imaginava ter salões fora do Brasil, muito menos em uma cidade tão concorrida como Londres”. Focado nos negócios, Bernardo transformou a marca BCO London Salons em uma franquia em expansão, que em breve desembarca em outros países: “Em 2022, vamos abrir unidades no Kuwait, em Doha, no Catar, e em Dubai, cidade dos Emirados Árabes Unidos. Também lançaremos uma linha de produtos”.

O expert fundou o BCO London Salons há quatro anos. Por conta da empreitada, ele vive em Londres e costuma vir à terra natal três vezes ao ano. “Eu amo o Brasil”, destaca. Segundo Bernardo, não existem cabeleireiros como os brasileiros. Eles têm atenção aos detalhes como nenhum outro. Em solo tupiniquim, o profissional soma amigos que atuam no segmento das madeixas e mantém contato. É o caso de Marco Antonio de Biaggi.

0
Técnica

Utilizada nas madeixas de Gisele Bündchen, a técnica de Bernardo foi batizada de Contour Signature Balayage. O método consiste em adicionar contraste e dimensão ao cabelo e rosto, conforme explica o especialista: “Aplicamos a coloração de forma estratégica. Minha maior preocupação é onde vamos adicionar luz e contraste, não a quantidade de coloração”. Ele conta que o procedimento deixa os fios mais saudáveis e “iluminados nos pontos certos”.

Gisele Bundchen
As madeixas de Gisele recebem o cuidado do expert Bernardo Vasconcelos

“Contorno do rosto e pontas com luminosidade são minha prioridade para criar um efeito iluminado e sofisticado”, garante Bernardo Vasconcelos. Quem já deu uma espiadinha no perfil do Instagram do cabeleireiro, percebeu que as madeixas assinadas por ele parecem ter sido “tonalizadas pelo sol”, bem ao estilo dos fios de Gisele. Antes de chegar no resultado perfeito, o profissional leva em consideração alguns fatores.

O primeiro tópico examinado por Bernardo é a tonalidade natural das madeixas. “Nunca clareamos mais que três ou quatro tons do cabelo natural. Desse modo, respeitamos a integridade do fio e a harmonia com a cor da pele e olhos”, esclarece. Caso a cliente queira ficar bem loira, o profissional tende a ajustar o corte e o styling para que o visual fique elegante.

Marco Antonio de Biaggi e Bernardo Vasconcelos
Os cabeleireiros Marco Antonio de Biaggi e Bernardo Vasconcelos
Gisele Bündchen

À coluna, o cabeleireiro revelou o truque para desfrutar do efeito tingido pelo sol. No caso, é manter o tonalizante em dia, passando de quatro a seis semanas no máximo. O produto ajuda a preservar o brilho capilar como se tivesse acabado de sair de um salão de beleza. Bernardo deu detalhes do passo a passo do processo de coloração dos fios de Gisele Bündchen. “São mechas em dois e três tons”, atesta.

Mechas finas são feitas na raiz para iluminar o tom natural da modelo brasileira. Já o estilo cabelo “realmente queimado pelo sol” surge das mechas mais grossas e claras em tons dourados. O resultado do combo desenvolvido por Bernardo é o visual de Gisele. Ele conheceu a top há 9 anos no New York Fashion Week. À época, o especialista em coloração era assistente de outro profissional. “Fiz o styling das madeixas dela com ele”, lembra.

Gisele Bündchen
Os fios de Gisele têm uma iluminação personalizada, conforme explica Bernardo

Bernardo não poupa elogios à fiel cliente. Ele a define como “pessoa única”. “Ela [Gisele] tem muita luz. Bastante educada e profissional. Tenho ótimas experiências”, ressalta. Além da modelo, personalidades brasileiras, como Luciana Gimenez e Adriane Galisteu, fazem a ponte-aérea rumo à Londres só para obterem os cuidados do mago da coloração. Na avaliação do especialista, tornar-se o cabeleireiro das famosas foi um processo muito natural.

“O fato de eu ter trazido para Inglaterra essa pegada da mulher brasileira elegante, porém sexy, atraiu muitas celebridades internacionais que não tinham acesso a esse tipo de serviço de beleza”, salienta Bernardo Vasconcelos. Na hora de atender a clientela, ele não abre mão da simpatia e do sorriso no rosto. Outro segredo do sucesso profissional do brasileiro está em unir os lados sexy e elegante na hora de criar a cor, corte ou styling.

Gisele Bündchen
Bernardo conheceu Gisele há 9 anos
Truques de ouro

Para conquistar o tom do cabelo da Gisele, sabemos bem da importância de ter um profissional especializado por trás da coloração. Além da tonalidade, alguns cuidados são primordiais para quem tem mechas e quer desfilar com os fios radiantes. Segundo Bernardo, cuidar diariamente dos fios deve ser o primeiro lema: “O hábito é responsável por mais de 50% para se obter madeixas saudáveis e bonitas”. Ele recomenda fazer uma reconstrução mensal no salão de beleza.

Na lista de dicas de Bernardo, aparece recorrer aos benefícios da máscara de hidratação. O ideal é fazê-la em casa semanalmente, defende o cabeleireiro. Após o banho, não esquecer de usar o protetor térmico, mesmo se não for escovar as madeixas. Outro conselho do expert está em não exagerar no uso de química. “As minhas clientes fazem mechas de duas a três vezes ao ano. Todas as outras visitas ao salão são para tratamento, corte ou uso de tonalizante”, finaliza.

Bernardo Vasconcelos
Madeixas assinadas por Bernardo
Bernardo Vasconcelos
O cabeleireiro desenvolveu uma técnica exclusiva
Bernardo Vasconcelos
O especialista indica fazer máscara de hidratação em casa para manter as mechas radiantes

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Mais lidas
Últimas notícias