metropoles.com

Estudo revela oito hábitos que podem contribuir para viver mais

Adotar todas as orientações adequadamente pode resultar em um acréscimo de até 20 anos na expectativa de vida

atualizado

Compartilhar notícia

Pexels
mulher meditando
1 de 1 mulher meditando - Foto: Pexels

Um estudo apresentado na Nutrition 2023, principal reunião anual da Sociedade Americana de Nutrição, mostrou oito práticas eficientes para manter uma vida saudável. De acordo com o estudo, esses hábitos podem a prolongar a vida em décadas. O evento aconteceu em Boston, e reuniu nutricionistas, médicos, profissionais de saúde, políticos, e profissionais da indústria e das mídias.

Os hábitos a serem seguidos incluem: nunca fumar, ser fisicamente ativo, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, praticar uma boa higiene do sono, ter uma dieta saudável, manter o estresse baixo, envolver-se em relacionamentos sociais positivos e evitar o vício em opioides. 

Os pesquisadores revelaram que adotar alguns desses costumes de forma independente pode melhorar significativamente a vida de quem os pratica, além de reduzir risco de morte prematura, mas todos os hábitos reunidos multiplicam os efeitos sobre a longevidade. 

Dicas para seguir os hábitos 

A Coluna conversou com o nutricionista Bruno Melo, e ele passou algumas dicas que facilitam a cumprir essa lista de hábitos saudáveis. “Não há necessidade de eliminar nenhum alimento para se ter uma vida saudável, porém, há uma importância de entender a frequência em que consumimos certos alimentos”, analisa Bruno. 

O nutricionista também sugere redução de danos como um plano estratégico. “Um conceito é se preparar sabendo que vai sair do planejado. Sabe que vai beber? Diminua o impacto que o álcool gera no seu corpo: consuma mais antioxidantes antes de sair, beba mais água, consuma alguma proteína. Vai ser destilado com bebidas açucaradas? Faça a opção de bebidas 0kcal”, ensina Bruno Melo. 

mae e filha cozinhando

As pesquisas apresentadas no Nutrition 2023, mostraram que homens que seguem todos os oito fatores de estilo de vida aos 40 anos, podem ter um ganho de até 24 anos a mais do que aqueles que não adotam nenhum desses hábitos. As mulheres, por outro lado, podem atingir um aumento de 22 anos. 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?