Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Especialista ensina a escolher a escova ideal para cada tipo de cabelo

Para descobrir como escolher a escova correta, o cabeleireiro Ricardo Maia deu detalhes que irão te ajudar na hora de comprar o produto

atualizado 26/09/2021 7:17

Mulher - escova - cabeloWestend61/Getty Images

Em algum momento, enquanto cuidava das madeixas, pôde ter passado por sua mente o seguinte questionamento: será que as escovas de cabelo determinam a estética dos fios? Se carrega essa dúvida, saiba que é a mais pura verdade. O item tem a capacidade de gerar efeitos completamente diferentes na cabeleira, tanto no resultado visual quanto no quesito de saúde, conforme afirmam os especialistas de beleza.

Você até pode não ter levado isso em consideração na hora da compra, entretanto há escovas de cabelo desenvolvidas exclusivamente para fios finos ou quebradiços. Outras dispõem de características mais adequadas às madeixas grossas ou cacheadas. Para descobrir como escolher o produto sem erros, a coluna Claudia Meireles conversou com o cabeleireiro Ricardo Maia, um dos profissionais mais requisitados de Brasília.

0
Crespo

No YouTube, é comum encontrar tutoriais com o tema “Qual a melhor escova para madeixas crespas?”. Nada de dar play em um dos vídeos, confira a dica do expert. Ricardo indica adquirir o produto de plástico com dentes espaçados. “É o melhor modelo para desembaraçar esse tipo de fio”, garante. Ao conselho, ele acrescenta: “Lembre-se de que o ideal é sempre usar um creme condicionador. Nunca penteie o cabelo crespo quando já estiver seco”.

Mulher - cabelo
Para cabelos crespos, opte por escova ou pentes com dentes espaçados
Cacheado

Segundo Ricardo Maia, quem tem madeixas encaracoladas deve adquirir escovas no estilo raquete, com dentes espaçados. “Segue os mesmos moldes dos fios crespos”, explica o cabeleireiro. O produto, projetado com as características recomendadas pelo especialista, tende a deixar os cachos definidos, firmes e saudáveis.

Cabelo - mulher - escova
Invista na escova correta para ter cachos definidos
Liso

Se apresentar fios lisos, o expert orienta adquirir uma escova com fibras naturais ou no estilo raquete com base achatada e bolinhas nas pontas das cerdas. “Isso evita que machuque o couro cabeludo e ainda ajuda a fazer massagem na região”, ressalta Ricardo. Ao passar suavemente o item na pele da raiz capilar, estará estimulando a circulação sanguínea na região. O hábito causa uma série de benefícios, como amenizar a queda, nutrir o folículo piloso e impulsionar o crescimento das madeixas.

Cabelo - escova - mulher
Aposte em modelos com bolinhas nas cerdas
Danificados

Sofre com madeixas danificadas? O especialista instrui evitar ao máximo longas escovações. “O condicionador colabora muito com o ato de desembaraçar os fios”, esclarece. No cabelo molhado, ele enfatiza a respeito de ter “bastante cuidado” ao passar a escova, de preferência, de plástico e com “dentes largos”. Caso a cabeleira esteja seca, produtos no estilo raquete de base chata e cerdas naturais são os ideais, conforme aconselha Ricardo.

Cabelo - mulher
Cabelos danificados
Finos

Quando as madeixas estiverem lavadas e hidratadas, a melhor escova é a de plástico com cerdas espaçadas. Ricardo Maia pede que se evite o quanto puder escovar os fios quando secos, por afetar a fibra capilar já sensível. Ele orienta escolher produtos com “dentes macios”, a fim de não machucar o couro cabeludo.

Cabelo - escova - mulher
Tem fios finos? Cuidado ao pentear
Queda de cabelo

Embora a queda de cabelo deva ser tratada com um especialista, escovar os fios pode minimizar a condição relacionada a alguns fatores, como estresse, anemia, má alimentação, alteração hormonal e uso exagerado de química. De acordo com Ricardo Maia, existem à disposição em prateleiras itens próprios para prevenir o caimento das madeixas. “Elas agem diretamente no couro cabeludo, massageando e ativando o crescimento capilar”, salienta o expert.

Escova de cabelo
Há escovas próprias para amenizar a queda capilar
Lace ou extensão capilar

Integra o grupo dos adeptos das laces ou extensões capilares? Atenção à escova utilizada para pentear as madeixas. O profissional sugere optar por um modelo em especial a fim de evitar prejudicar as perucas ou os alongamentos: “As melhores são as com cerdas arredondadas, ótimas para desembaraçar os fios também”. Ricardo ainda faz o seguinte alerta: “Faça os movimentos com muita delicadeza para não perder nenhum fio da extensão”.

Cabelo - alongamento
Ricardo sugeriu a escova ideal para quem tem alongamento capilar

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.e

Últimas notícias