metropoles.com

Dentista Ricardo Machado Cruz tira dúvidas sobre o uso do Invisalign

Mestre em ortodontia pela UFRJ e doutor em biologia animal e genética pela UnB, o especialista detém o título de Top Doctor pela Invisalign

atualizado

Compartilhar notícia

Peter Dazeley/Getty Images
Invisalign - Dentista Ricardo Machado Cruz
1 de 1 Invisalign - Dentista Ricardo Machado Cruz - Foto: Peter Dazeley/Getty Images

Até pouco tempo, os usuários de aparelhos ortodônticos idealizavam dispor de uma alternativa transparente, removível e sem braquetes. Saiu vitorioso do tratamento quem nunca passou pela situação das peças soltarem ou quebrarem. Sem contar a insatisfação de usar as ligas elásticas para auxiliar na movimentação dos dentes e no estabelecimento de uma mordida correta. Pois, agora, esse sonho tornou realidade. O Invisalign responde pela façanha de dar fim às queixas dos pacientes insatisfeitos com os métodos convencionais.

Por integrar discrição e tecnologia avançada, o Invisalign despertou a atenção dos pacientes que buscam o sorriso perfeito sem precisar fixar os tradicionais aparelhos de metal. Até quem não se preocupava com a saúde dos dentes resolveu fazer uma visitinha ao dentista. Mas, será que a novidade faz jus ao sucesso? Para pôr fim aos questionamentos, a coluna Claudia Meireles conversou com Ricardo Machado Cruz, mestre em ortodontia pela UFRJ e doutor em biologia animal e genética pela UnB.

Com o título de Top Doctor pela empresa Invisalign, Ricardo comanda a clínica Machado Cruz Odontologia Especializada, situada no Lago Sul, em Brasília. Uma dúvida unânime dos pacientes do especialista após pegarem um alinhador nas mãos durante a primeira consulta é: “Como esse ‘pedaço de plástico’ vai movimentar meus dentes?”. A princípio, as pessoas ficam inseguras em relação à eficiência do tratamento, de acordo com o expert.

Invisalign
Estrutura dos alinhadores

Além de explicar que o sistema de alinhadores de plástico é usado de forma sequencial, o dentista orienta os usuários assistirem ao vídeo Invisalign Manufacturing, no YouTube, para conhecerem a tecnologia agregada ao método. “Todos ficam espantados”, confessa Ricardo. Ao longo do tratamento, o paciente usa uma série de placas sequenciais transparentes, mais conhecidas como alinhadores. Os aparelhos cobrem as coroas dos dentes e devem ser trocados a cada uma ou duas semanas.

Confira o vídeo abaixo:

Duração

“Cada alinhador consegue movimentar os dentes por uma média de 0,25 milímetros. Assim, lentamente, as placas começam a alinhar as estruturas”, esclarece o mestre em ortodontia. Outra dúvida dos pacientes é quanto à velocidade e duração do tratamento ortodôntico inovador. Nas consultas, Ricardo costuma enfatizar que depende do problema a ser solucionado. Tecnicamente, casos mais simples são mais rápidos, enquanto os complexos  levam mais tempo. Por exemplo, mordidas cruzadas e dentes inclusos.

“Por enquanto, ainda não há evidências científicas para dizer que o tratamento com alinhadores é mais rápido se comparado com os aparelhos fixos tradicionais”, pondera o dentista. Segundo ele, quanto mais rapidamente surgirem os resultados, melhor. A razão? “Seria difícil contar com a colaboração e a adesão do paciente para usar de forma adequada os dispositivos por um longo período”, entrega o expert.

Batizado de Comprehensive, o produto mais duradouro da Invisalign pode ser utilizado por, no máximo, cinco anos. Geralmente, o paciente termina o tratamento com um número ilimitado de alinhadores antes do tempo. “Dentre as vantagens, dá para interrompê-lo e voltar a qualquer momento dentro do prazo ou retomar a fim de corrigir alguma recidiva sem custos adicionais”, esclarece o dentista. Há ainda o Express que resolve casos com sete placas tecnológicas em um ano. No tempo de até dois anos, o Lite soluciona os problemas ortodônticos com 14 alinhadores. Já o Moderate aumenta para 20 placas e três anos.

Invisalign
A Invisalign desenvolveu diferentes tratamentos
Mitos e verdades

No interrogatório dos pacientes, Ricardo esclarece alguns mitos em relação ao Invisalign. Do ponto de vista do doutor em biologia, o maior de todos é sobre usar o alinhador apenas na hora de dormir. “Não funciona. Tem de seguir a orientação de utilizar até 20h por dia”, reforça. No quesito cor, pode haver alguma alteração na coloração dos alinhadores com o uso. Algo que, com as trocas semanais ou, no máximo, quinzenais, não será um problema.

Para evitar o amarelamento do material, recomenda-se não comer ou beber enquanto estiver com os aparelhos transparentes. “Somente água”, indica Ricardo. Tirar as placas também evita que restos de alimento fiquem entre o plástico e os dentes. Outro ponto está em manter o Invisalign em perfeito estado, para que ele atue com eficiência. “Desenvolvido com o plástico Smart Track, os alinhadores têm uma boa resistência e não se deformam com facilidade, mas a frequência do hábito de mastigar irá danificá-los ou rasgá-los, com certeza”, endossa.

De acordo com Ricardo Machado Cruz, bebidas são consideradas vilãs para os alinhadores. Chás, café ou chimarrão tendem a causar manchas nos dentes e colorir os aparelhos. “Prejudica a transparência, uma das maiores virtudes do método”, salienta. Se as bebidas tiverem açúcar na composição ou corante, podem causar cáries, quando represadas por um longo período entre o material e os dentes.

Invisalign
O dentista esclareceu mitos sobre os alinhadores

Não são só os adultos que podem desfrutar dos benefícios do método. Crianças e adolescentes foram integrados, com sucesso, ao grupo de usuários. No início da tecnologia, os tratamentos eram oferecidos somente a quem tivesse todos os dentes permanentes. Com os avanços, o cenário mudou. Há produtos da Invisalign dedicados aos pequenos com idades entre  6 e 10 anos. O método visa melhorar a forma dos arcos e posicionar os dentes conforme nascem. Depois de cumprir tal fase, entra em ação os recursos para ajudar a dentição permanente.

Conselhos

Ricardo sempre indica os usuários guardarem os alinhadores na caixa apropriada, antes de qualquer refeição. Ele recomenda não deixar as placas transparentes sobre a mesa, pia, cômoda ou enrolados em guardanapos. Segundo o dentista, a pior das hipóteses é jogar o aparelho no lixo, como já aconteceu com pacientes. “Se perder um par de alinhadores em uso, terá de pedir um par extra. As placas levarão até 15 dias para chegar, o que atrasa o tratamento e acarreta um custo extra desnecessário”, destaca o profissional.

Invisalign
O dentista recomenda guardar o par de alinhadores na caixa apropriada

Embora não avalie como necessário, o mestre em ortodontia orienta escovar os dentes e só depois recolocar os alinhadores. Em relação à higienização das placas, vale enxaguar antes de guardar na caixa própria a fim de que não fique com saliva. Se a situação ocorrer, os dispositivos apresentarão mudança de cor e cheiro desagradável. “Quando estiver na rua e não for possível, pode removê-los da boca e colocá-los diretamente na caixa. Na primeira oportunidade, lave-os em água corrente”, aconselha o dentista.

Existem também produtos específicos para fazer a limpeza dos alinhadores, geralmente à venda em farmácias. São líquidos ou pastilhas efervescentes com propriedade de antissepsia. Um lembrete aos futuros adeptos da tecnologia: Ricardo frisa que somente ortodontistas com cursos de credenciamento pela empresa podem oferecer tratamentos com Invisalign: “De preferência, o profissional precisa atualizar-se com frequência em cursos e congressos. Esse campo da ciência evolui com rapidez”.

Invisalign
O aparelho transparente e removível virou tendência no Brasil
Sobre o especialista

Com mais de três décadas de formação em Odontologia pela Universidade de Brasília (UnB), Ricardo Machado Cruz concluiu o mestrado em Ortodontia na UFRJ, em 1995, e o doutorado em Biologia Animal e Genética pela UnB, em 2006. O dentista lecionou em instituições de ensino superior em Brasília e no Rio de Janeiro. Atualmente, o expert é membro do Comitê Executivo da World Federation of Orthodontists (WFO), órgão máximo da especialidade.

Na WFO, Ricardo também atua como representante das Américas do Sul e Central. Ele atende os pacientes em sua clínica homônima, a Machado Cruz Odontologia Especializada. O espaço fica na QI 9 do Lago Sul, em Brasília. Com a certificação de Top Doctor pela Invisalign, o dentista oferece tratamentos a crianças, adolescentes e adultos. Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia (BBO), o especialista presidiu a Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR Nacional).

Dentista Ricardo Machado Cruz
O mestre em ortodontia tem um currículo extenso

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?