Dentista alerta sobre perigo em “endireitar” os dentes com lixas de unha

A técnica faz com que os dentes pareçam mais lisos e alinhados, porém, pode causar danos permanentes

atualizado 18/09/2020 15:24

pessoa lixando os dentesTikTok/Reprodução

Vídeos em que pessoas “endireitam” os dentes com lixas de unhas estão bombando no TikTok. Os internautas acreditam que a técnica pode deixar a dentição alinhada e lisa, sem gastos com ortodontia, apenas com o item utilizado em manicure. Porém, o desafio não é indicado por especialistas, porque pode causar danos permanentes e muito mais caros.

A CEO da The Super Dentists Kami Hoss, em entrevista à imprensa britânica, explicou que a dentição adulta é única para a vida toda. Sendo assim, ao lixar os dentes, eles vão ficar daquele jeito para sempre.

0

“Você só tem uma dentição adulta para a vida toda. Se atrapalhar o corte do seu próprio cabelo, ele crescerá novamente em algumas semanas, mas sua estrutura dentária terá desaparecido para sempre, e o dano potencial que você pode causar não será reversível.”

@kaybrazzzz

Whatever you do don’t do this. I only did bc I’m stupid and was curious #filingteeth #teeth #fyp

♬ follow nataliejcoleman for good audios – Natalie Coleman

O mesmo vale para o esmalte dos dentes, camada externa da dentição. “Uma vez lixado, nunca mais crescerá. Sem a espessura adequada de esmalte protegendo seus dentes, eles podem ficar sensíveis ou doloridos, ficarão mais propensos a cáries e perderão o brilho e a cor branca”, finalizou Kami.

Últimas notícias