No TikTok, influenciadora faz as crianças perderem o medo de ir ao dentista

A dentista começou há dois anos e está perto de alcançar 1 milhão de seguidores

atualizado 16/06/2020 12:31

dentistaDentista Musical/Reprodução

Simone César, conhecida como Dentista Musical, acumula quase 1 milhão de seguidores no TikTok. O diferencial? A profissional publica diariamente vídeos engraçados com mensagens educativas sobre saúde dental. Especializada em odontopediatria há 20 anos, Simone encontrou nas plataformas digitais uma ferramenta para se conectar com o público.

O objetivo é transformar as visitas ao consultório em algo bom para as crianças. Nas imagens, é nítido o carinho que ela tem com seus pacientes.

“É um trabalho de formiguinha. Sou uma dentista e virei referência para a criança, o que é muito novo, ainda mais algo que une saúde e educação sobre odontologia”, afirma.

A relação da dentista com a produção de conteúdo começou há dois anos, quando o filho de 9 anos apresentou o TikTok para ela. À época, o app era chamado de Musically.

“Tive a ideia de fazer os vídeos dentro da clínica para mostrar que a criança não precisa ter medo de dentista e, sim, que pode ser algo saudável e divertido. Comecei com um vídeo muito despretensioso com uma paciente, com a música Frozen, e todo mundo gostou de assistir”, contou.

0

 

O retorno dos vídeos foi super positivo e aumentou cerca de 20% a clientela de Simone. A Dentista Musical também está presente no Instagram. Lá, ostenta mais de 84,4 mil seguidores. “Nesses dois anos, surgiram muitas pessoas por causa do Tik Tok. Crianças que não abriam a boca pra nenhum dentista agora mostram sem dificuldade. Pais que não conheciam o TikTok me procuram no Instagram depois que a criança mostra o perfil para eles”, diz.

Início da carreira

A paixão de Simone pela odontopediatria surgiu na infância, quando observava o pai dentista cuidando do sorriso dos pacientes com dedicação e cuidado. Ela e os irmãos seguiram o mesmo caminho e abriram uma clínica familiar. Todos trabalham juntos em São Paulo. Os dois filhos da dentista, um menino de 11 anos e uma menina de 9 anos, colaboram com o trabalho digital de Simone, com inspirações e ideias.

Atendimento

Devido à quarentena causada pela Covid-19, Simone precisou interromper os atendimentos presenciais. A produção de conteúdo, porém, segue a todo vapor. “Agora, gravo com meus filhos ou sozinha. Também tenho muitos vídeos gravados e vou postando aos poucos”, conta.

Antes da pandemia, a dentista separava uma hora de atendimento para cada cliente, normalmente cuidava dos dentes em 45 minutos e, no restante, gravava algum vídeo de escolha da criança.

“Não mostro vídeos durante o atendimento, separo bem uma coisa da outra”, relata.

Segundo a dentista, a principal dica para fazer as crianças perderem o medo de dentista é nunca falar para a criança que teve dor ou medo de dentista. “É importante ser o exemplo dos menores e ensiná-los como escovar os dentes e passar fio-dental.”

Em relação ao Código de Ética de Odontologia, a Dentista Musical garante que atua conforme todas as normas. Não há nenhuma regra que impeça vídeos no consultório, e a profissional faz questão de seguir todas as regras. O Conselho Regional de Odontologia (CRO), por exemplo, exige que o dentista coloque o nome profissional em todas as plataformas e que o consultório siga as normas de vigilância sanitária.

Últimas notícias