Conheça bons exercícios de musculação para tratar dores no joelho

Veja alguns movimentos eficientes para melhorar a capacidade funcional e diminuir incômodos na região

Getty ImagesGetty Images

atualizado 14/11/2019 11:05

Dor no joelho é algo que acomete muitas pessoas. Normalmente, o incômodo prejudica os movimentos simples do dia a dia e, consequentemente, a prática de exercícios. É normal, então, ficar em dúvida sobre qual exercício fazer para fortalecer a articulação e não agravar o problema.

Pesquisadores belgas avaliaram o uso de diferentes exercícios de musculação nos sintomas negativos no joelho (ou, em termos técnicos, dor patelofemoral). A comparação foi feita entre atividades “CCF”, de cadeia cinética fechada (como o agachamento, por exemplo), e exercícios  “CCA”, de cadeia cinética aberta (aos moldes da cadeira extensora).

No estudo, 60 pacientes com dor patelofemoral foram submetidos a 12 semanas de treinamento de musculação, realizados três vezes na semana, somente com exercícios de CCF ou de CCA.

Os resultados mostraram que os dois tipos de exercícios foram eficientes para melhorar a capacidade funcional e diminuir os sintomas negativos. Porém, os de CCF foram superiores, trazendo mais bem-estar e sendo mais eficazes na melhoria da capacidade funcional.

Como aplicar os exercícios:

Em processos de reabilitação, podemos usar tanto exercícios de CCF quanto de CCA. Porém, a base do treinamento deve ser com os do primeiro tipo, devido à mecânica ser mais próxima à dos movimentos utilizados no dia a dia.

Durante um agachamento, por exemplo, temos ação tanto do quadríceps (em virtude da extensão do joelho) quanto dos isquitibiais, por causa da extensão do quadril. Isso ajuda a estabilizar essa articulação. Vale levar em consideração que os exercícios de CCF foram mais eficientes na redução da dor dos pacientes.

O exercício praticado de maneira adequada e orientado é essencial para prevenir e tratar dores patelofemural.

SOBRE O AUTOR
Sabrina Mundim

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (UCB), é especialista em Emagrecimento e Treinamento Resistido pela Universidade Gama Filho. Atualmente, colabora com o portal Metrópoles na coluna Na Medida.

Últimas notícias