“Um brinde”: Eduardo Mujica ensina drinques fáceis para repetir em casa

O empresário revelou os truques que coloca em prática quando assume os preparos. Ingredientes comuns na geladeira foram usados por ele

atualizado 10/05/2020 19:16

Eduardo Mujica @eduardomujica/Reprodução/Instagram

Quando surge a oportunidade, o empresário Eduardo Mujica prepara um bom drinque aos familiares e amigos. O entusiasmo pela mistura de sabores começou aos 18 anos. À época, o coquetel do momento era o Blue Lagoon, receita servida pelo Help Bar e Funny Show Bar em eventos brasilienses.

Mais de uma década se passou e, nesse período, ele saboreou outras bebidas. “Já fui amante de Negroni e de Old Fashioned”, recorda o empresário. Atualmente, as mexicanas Margaritas conquistaram o paladar de Mujica e tornaram-se o drinque favorito “no momento”, conforme afirma o brasiliense. O coquetel é feito com tequila, sal, suco de limão de licor de laranja.

Mujica era uma das mentes à frente do bar The Room, localizado na QI 11 do Lago Sul. O espaço encerrou as atividades em abril de 2019. Mas ficaram muitos aprendizados, principalmente, no quesito fazer um delicioso coquetel. “Estudei bastante e aprendi muito com a minha equipe”, enfatiza.

Eduardo Mujica
As Margaritas conquistaram o paladar de Mujica atualmente

O empresário credita a aprovação dos coquetéis que faz em casa ou sociais intimistas ao tempo que comandou o The Room. Caipivodcas, Daiquiris e Phil Collins estão entre as especialidades de Mujica. Como gosta de elaborar os mixes, mas também de experimentar, ele tem truques que coloca em prática quando assume os preparos dos drinques.

“Fica a dica: adoçar com xarope. De preferência caseiro, não industrial. A diferença em relação aos drinques com açúcar “cristal” é incrível. Vale a pena testar”, recomenda. A pedido da coluna Claudia Meireles, Mujica ensinará duas receitas fáceis e práticas de repetir em casa.

“Os coquetéis não exigem um aparato específico. A facilidade de produção torna-se uma diversão e opção de lazer neste momento em que vivemos. São sugestões que agradam diferentes paladares”, considera o empresário.

Eduardo Mujica
“Vontade de ir a encontros com amigos ou uma tarde na piscina. Tudo, é claro, com um bom coquetel na mão (risos)”, diz Mujica

Devido à quarentena, ele propôs mixes que possam ser feitos com ingredientes comuns na geladeira ou em armários da cozinha. Confira a seguir:

Frozen do Mujica

Ingredientes
400g de gelo
150g de morango
Xarope de açúcar a gosto (receita abaixo)
1 colher de sopa de suco de limão siciliano

Modo de preparo
Bater todos os ingredientes em um bom liquidificador.

Xarope caseiro

Ingredientes
Açúcar
Água

Modo de preparo
Coloque uma proporção de 50/50 de água e açúcar em uma panela. Misture com uma colher até o açúcar derreter por completo na água, cuidado para não deixar queimar. Deixe o xarope esfriar antes de usar ou guardar na geladeira.

Eduardo Mujica
O empresário já comandou o bar The Room
Caipirinha do Mujica

“Recomendaria uma boa Caipirinha. Troque o açúcar cristal por xarope caseiro e caju é uma ótima opção para sair do sabor tradicional”, aconselha.

Ingredientes
60 ml de cachaça
Caju
Xarope caseiro
Cubos de gelo a gosto

Modo de preparo
Corte o caju ao meio e, depois, em fatias meia-lua finas. Esmague levemente as fatias de caju. Em seguida, coloque o xarope caseiro. Encha o copo com gelo e coloque a cachaça. Misture e finalize com fatias de caju.

Em confinamento domiciliar, Mujica diz sentir falta da convivência social. “Vontade de ir a encontros com amigos ou uma tarde na piscina. Tudo, é claro, com um bom coquetel na mão (risos)”, conclui.

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias