Dicas: aprenda a lavar corretamente roupas de academia na máquina

Por conta do tecido, as peças de ginástica precisam de cuidados específicos. Amaciante, por exemplo, não deve ser usado na lavagem

atualizado 27/04/2020 16:31

Mulher malhando Kathrin Ziegler/Getty Images

Quem acompanha a coluna Claudia Meireles tem sido se surpreendido com as diversas opções de como movimentar o corpo sem precisar sair de casa. Dentre os exemplos publicados, estão programa fitness com Renatinha Costa, exercícios físicos com Chico Salgado, ioga com Adriana Camargo, alongamento com Sylmara Salviano e treinamentos com Alex Griebeler.

Para fazer algumas dessas práticas, é essencial usar roupas confortáveis. Geralmente são feitas de poliéster, poliamida e elastano. Por conta do tecido, as peças de ginástica precisam de cuidados e de lavagem específica, conforme explicam as influenciadoras digitais Maria Eugênia Belluca Assad e Marcella Tranchesi.

Personalidade das redes sociais, Maria Eugênia fez um IGTV com dicas sobre a melhor forma de lavar tops, shorts, leggings e camisetas, enquanto Marcella complementou o passo a passo da amiga.

Ainda não viu os conselhos? A seguir, aprenda o modo correto e dê mais durabilidade às peças

1 – Sempre do avesso

Segundo Marcella, o assunto sobre lavar roupa lidera seus Directs. Com mais de 490 mil seguidores, a influencer disse que “peças de academia devem ser colocadas sempre do avesso” na máquina.

2 – Lavagem delicada

Há duas opções de lavagem: à mão, com o sabão de coco neutro, ou na máquina, em modo delicado. Maria Eugênia é adepta da lavagem delicada: “Não tem problema algum”.

3 – Sabão neutro líquido

Produtos fortes podem desgastar os modelitos fitness durante a lavagem. Desfiar ou afastar os fios rasgando o tecido estão entre os problemas descritos por Marcella e Maria Eugênia.

4 – Esqueça o amaciante

De acordo com Maria Eugênia, não se usa amaciante em roupa de ginástica, porque o produto contribui para que a fibra da peça perca a função de respiração e ventilação.

“O amaciante acaba entupindo a parte do tecido que ventila, responsável por ‘respirar’ o suor”, esclarece a influenciadora. No vídeo, ela lembra que o produto “cheiroso” pode ficar reservado às peças de algodão.

5 – Não quero abrir mão

Como nem todas as pessoas vão abandonar o uso do produto, Marcella recomendou utilizar em pouca quantidade e fazer duplo enxágue na máquina de lavar, a fim de que a fibra da roupa não absorva tanto o amaciante.

6 – Vinagre de álcool

Caso a roupa de ginástica esteja com odor, fica a dica: colocar gotinhas de vinagre de álcool, segundo Maria Eugênia.

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias