Dez maravilhas do vinagre de maçã para a pele e os cabelos

Encontrado facilmente em gôndolas de supermercado, o produto é aliado da beleza por ser rico em propriedades antioxidantes e antifúngicas

iStock

atualizado 29/02/2020 12:20

O vinagre de maçã é amplamente usado para temperar saladas e fazer marinadas, mas seu potencial vai além: quando utilizado adequadamente, passa de um simples coadjuvante da cozinha para um superacessível aliado da beleza.

Encontrado facilmente em gôndolas de supermercado e presente na maioria das despensas dos brasileiros, o produto tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antifúngicas excelentes para a pele e os cabelos.

O que é?

O vinagre de maçã é resultado de um processo de fermentação da fruta por leveduras benéficas. É rico em minerais, vitaminas e, em geral, tem concentração de 5%.

Benefícios

“Na minha opinião, a principal indicação do vinagre de maçã é ajudar a equilibrar o pH dos fios, deixando os cabelos mais sedosos e brilhantes”, revela a dermatologista Fabiana Seidl.

“O seu uso é recomendado principalmente a pacientes com madeixas ressecadas. Como o pH do vinagre é ácido, ele reequilibra e sela as cutículas, resultando em fios macios e disciplinados”, complementa a médica.

O produto também é capaz de diminuir coceiras e irritações do couro cabeludo, além de tratar a caspa. 

0

Na pele, o vinagre atenua a acne, fecha os poros e controla a oleosidade, funcionando como uma espécie de adstringente. Quem assegura é a dermatologista pós-graduada pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética Marcelle Castro.

Por ser rico em ácido acético e propriedades antifúngicas, ainda promove a renovação celular, clareando e diminuindo odores de certas regiões do corpo, como pés e axilas”, destaca a profissional.

Abaixo, confira a síntese dos benefícios:

  • Sela as cutículas dos cabelos, deixando os fios macios e brilhantes;
  • Reduz o frizz;
  • Diminui coceiras e irritações do couro cabeludo;
  • Ameniza a caspa;
  • Atenua a acne;
  • Fecha os poros da pele;
  • Controla a oleosidade;
  • Promove renovação celular;
  • Clareia regiões escurecidas do corpo;
  • Diminui odores, como o chulé, e aroma forte nas axilas.
Quanto custa?

Pode ser encontrado em supermercados e e-commerces de produtos naturais por cerca de R$ 20.

0
Como usar

Nos cabelos

Para dar brilho, adicione uma colher de sopa do vinagre a um copo de água e aplique nos fios após a lavagem completa. Não precisa enxaguar.

No couro cabeludo

Crie seu próprio shampoo de limpeza profunda misturando água e vinagre na mesma proporção, o suficiente para cobrir todo o couro cabeludo. Então, massageie em movimentos circulares, deixe agir por 20 minutos. Aplique o condicionador normalmente.

No rosto 

Para evitar sensibilizar a pele, opte por vinagre de cidra de maça cru, orgânico e não filtrado. Com o produto em mãos, diluia na proporção de uma colher de sopa para quatro de água. Use antes do ritual de hidratação diário.

No corpo

Para atingir efeito de pele lisinha, basta misturar o vinagre ao hidratante corporal.

Nos pés ou axilas 

Misture água e vinagre na mesma proporção e aplique com ajuda de algodão.

Em tempo: antes de adicionar qualquer etapa na sua rotina de cuidados, consulte um especialista.

Últimas notícias