Dicas caseiras para acabar com o chulé

Banho de chá e gengibre, uso de bicarbonato de sódio e até secador de cabelo são alguns dos tratamentos que ajudam na eliminação do odor

atualizado 01/02/2019 13:33

Cavan Images, Getty Images

O chulé ocorre a partir da combinação do suor excessivo com o acúmulo de bactérias. Elas exalam ácidos como o metanotiol e o isovalérico, responsáveis pelo mau cheiro. Pessoas que usam mais sapatos fechados têm tendência a ter mais odor, já que a transpiração não dissipa e acaba fermentada com as bactérias da pele.

Apesar de bastante comum, o chulé pode ser bem constrangedor, principalmente em situações sociais como tirar o sapato na casa de amigos, experimentar pares em lojas, entre outras.

O chulé também pode ser causado pela deficiência de zinco no organismo, por isso, o acréscimo de alimentos ricos em zinco na dieta podem te ajudar a controlar o odor. Entre os alimentos recomendados estão a maçã, abacaxi, banana e morango, duas porções por dia.

Para acabar com o mau cheiro dos pés, uma rotina de higienização é indispensável, além da boa limpeza dos sapatos e o uso de meias de algodão puro. A seguir algumas dicas de tratamento caseiro:

– Spa dos pés com gengibre: Separe um pedaço de gengibre, enrole em uma gaze e deixe-o dentro da água quente por alguns minutos. Depois esfregue o líquido nos pés, usando este pedaço de gaze, todas as noites após o banho. Repita este tratamento por duas semanas.

– Banho de chá: Prepare uma mistura com dois saquinhos de chá preto ou verde e um litro de água quente. Com a água em temperada agradável, mergulhe os pés por 15 minutos na solução. Repita o tratamento todas as noites, por uma semana. O chá vai te ajudar a eliminar os odores por conter o ácido tânico, que combate o suor excessivo.

Banho de bicarbonato de sódio e limão: Coloque 1/4 de xícara de bicarbonato em uma bacia e acrescente 8 copos de água morna. Adicione o suco de um limão e mergulhe os pés. Deixe-os de molho por 20 minutos, lave os pés com agua corrente e sabão para evitar manchas do limão e depois seque-os com uma toalha.

O bicarbonato é útil na remoção de fungos e bactérias e ajuda a melhorar a textura dos pés. Ele pode ser usado, inclusive, como talco caseiro. Já o limão tem ação adstringente, além de um aroma bem agradável.

– Banho de sal: Misture 1/2 copo de sal grosso ou 4 colheres de sal refinado com um litro d’água. Lave os pés normalmente, e em seguido os mergulhe na mistura. Mantenho-os imersos por 10 minutos, e depois os enxugue sem tornar a lavar os pés. Pessoas com o chulé muito forte devem fazer isso diariamente, porque o sal tira o “suor” dos pés e impede o crescimento das bactérias que causam o mau cheiro.

– Secador de cabelos nos sapatos:
Antes de usar qualquer calçado fechado, seque os pares com secador de cabelo. Em seguida, aplique talco antisséptico ou de bebê em cada um.

Com informações do portal Tua Saúde.

Mais lidas
Últimas notícias