Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Com cuidado: aprenda a fazer as sobrancelhas em casa sem errar

A esteticista Sirrame Oliveira, profissional com a agenda disputada pelas brasilienses, dá dicas preciosas

atualizado 15/04/2020 13:09

Cara DelevingneAnthony Harvey/Getty Images

Olhar-se no espelho e perceber o surgimento de alguns fios intrusos que mudam o design da sobrancelha. Logo após essa constatação, surge o questionamento: tirar em casa ou aguardar o fim da quarentena para recorrer ao serviço de um profissional especializado? A dúvida tem rondado os pensamentos de quem ama os supercílios definidos e segue à risca o cronograma de retirada do pelos.

Para ajudar quem não aguenta esperar, a coluna Claudia Meireles conversou com a esteticista Sirrame Oliveira, proprietária de estúdio homônimo localizado na Quadra 112 Norte. No quesito sobrancelhas, ela desponta como uma das profissionais com a agenda mais disputada pelas personalidades brasilienses. Tatá Canhedo, Marcela Castilho e Nadia Yusuf não abrem mão dos cuidados da esteticista.

Nunca teve a oportunidade de ir ao espaço de beleza ou sente saudade de fazer uma visitinha ao local, atualmente fechado por determinação do governo no Distrito Federal? Fique tranquilo. Sirrame deu dicas que valem ouro para tirar os fios indesejados e deixar as sobrancelhas com toque de profissional.

Aos detalhes!

Como tirar sem mudar o design?

Primeiramente, não tente repetir em casa o resultado feito por um profissional especializado. De acordo com Sirrame, há técnicas que a pessoa não conseguirá reproduzir totalmente e a possibilidade de gerar uma falha é grande.

“Aconselho limpar só o excesso entre as sobrancelhas, o meio. Cuidado para não deixá-la muito aberta. Um macete: ficou com dúvida sobre determinado pelo? Melhor nem tirar”, recomenda a esteticista.

Usar ou não a tesoura?

Cortar os fios também gera insegurança. O truque é pentear para cima e não aparar o pelo próximo à sobrancelha. Lembre de deixar uma área de respiro para um resultado natural sem mudar os contornos. “Seguindo essas dicas, o traço é certo e não corre o risco de afinar, o maior erro de quem faz em casa”, ressalta Sirrame.

Segundo a profissional, a quarentena pode trazer vantagens aos fios: “O período é bom para eles crescerem um pouco. A sobrancelha ficará com o aspecto bem natural. Quando for permitida a ida aos estúdios de beleza, o design ficará mais bonito”, acredita.

Pinça, cera ou linha?

Nada de se aventurar na cera ou na linha. A técnica recomendada por Sirrame durante a quarentena é a pinça. “Alternativa mais pura e não machuca tanto a pele”, salienta.

Quando for tirar os pelos com a pinça, a esteticista sugere esticar bem a cútis. Ao retirar os excessos, lembre de optar pelo traço natural e não mexa no formato. Isso manterá um pouco do design, mesmo tirando em casa.

Por quanto tempo posso ficar sem definir o design das sobrancelhas?

Cada sobrancelha tem um ciclo. Algumas ficam até um mês sem manutenção, outras de 15 a 20 dias. De acordo com Sirrame, o tempo mínimo permite a renovação dos pelos e, após o crescimento, está pronto para a epilação.

Precisa ser feito algo na pele ou próximo das sobrancelhas?

Quando existe a possibilidade de fazer com um profissional especializado, há uma higienização antes de começar o procedimento de retirada dos fios. Em casa, o passo precisa de algumas adaptações, por exemplo: usar um sabonete neutro e com pH ideal ao tipo de pele.

“O bom de limpar a pele com sabonete é tirar a oleosidade, o que facilita a retirada do pelo. Ao fim do procedimento, passar filtro solar”, aconselha a esteticista.

O que não deve ser feito na sobrancelha?

“Afinar”, afirma Sirrame. Importante não tentar modelar a sobrancelha igual ao profissional que detém técnicas específicas. Em casa, as indicações são respeitar o formato do traço e tirar apenas o excesso: “Quanto mais natural, mais bonita fica.”

Tenho micropigmentação. Como proceder?

Quem apostou na técnica terá facilidade na hora de fazer a limpeza dos pelos indesejados em casa. Como o desenho fica delineado na micropigmentação, a chance de provocar falhas é reduzida. Sirrame indica retirar os fios que estão fora do design.

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias