metropoles.com

Câmara deve discutir novamente revogação da prisão de Daniel Silveira

Em fevereiro passado, a Casa manteve por ampla maioria – 364 votos a favor, 130 contra e três abstenções – a prisão do parlamentar

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
entrevista com o deputado daniel Silveira
1 de 1 entrevista com o deputado daniel Silveira - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Câmara dos Deputados deve analisar nova proposta de revogação da prisão do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL-RJ), preso no final de junho deste ano. O pedido foi apresentado pelo PTB, presidido por Roberto Jefferson (RJ), também preso desde 13 de agosto.

A prisão de ambos ocorreu por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Jefferson nutre o desejo de filiar o parlamentar ao PTB.

O líder do PSL na Câmara, Vitor Hugo (GO), disse, nesta quinta-feira (14/10), que há um acordo com o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), para levar ao plenário da Casa o novo pedido de sustação do processo criminal contra Silveira. Segundo ele, a matéria deve ser analisada no plenário em 45 dias.

“Nós temos o compromisso do presidente Arthur Lira de pautá-lo dentro desse prazo constitucional, para que o plenário da Câmara possa se debruçar sobre esse tema. Na nossa visão, existe é uma ilegalidade, uma inconstitucionalidade flagrante nesse caso. Uma lei, inclusive, foi revogada, a Lei de Segurança Nacional. É preciso que façamos justiça”, disse o líder do PSL.

0

Em fevereiro passado, a Câmara analisou e manteve por ampla maioria – 364 votos a favor, 130 contra e três abstenções – a prisão de Silveira. Um mês depois, Moraes concedeu prisão domiciliar ao parlamentar com o uso de tornozeleira eletrônica, mas determinou nova prisão em junho por violação das regras.

Silveira foi preso após vídeo divulgado com ameaças aos ministros do STF e apologia ao Ato Institucional n°5 (AI-5), o mais duro ato da ditadura militar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?