À espera de Wizard, CPI ouve auditor do TCU que fez “estudo paralelo”

Empresário e servidor do Tribunal de Contas da União ganharam no STF o direito de ficar em silêncio perante os integrantes da comissão

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução
Presidente do TCU decide afastar auditor que passou dados a Bolsonaro
1 de 1 Presidente do TCU decide afastar auditor que passou dados a Bolsonaro - Foto: Reprodução

Após uma sessão tumultuada nessa quarta-feira (16/6), a CPI da Covid receberá, nesta quinta-feira (17/6), o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Marques (foto em destaque). O depoimento foi marcado como alternativa à provável ausência do empresário bolsonarista Carlos Wizard, que estaria nos Estados Unidos e não demonstrou disposição em comparecer à comissão.

Marques e Wizard entraram com habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para evitarem os respectivos depoimentos à CPI. O ministro Luís Roberto Barroso concedeu ao empresário o direito de ficar em silêncio, mas ele precisa comparecer à comissão. O ministro Gilmar Mendes concedeu a mesma prerrogativa ao auditor.

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), disse que o depoimento de Wizard está marcado e o aguarda nesta quinta-feira. “Se não vier, tomaremos as medidas cabíveis”, afirmou. A princípio, os senadores pretendem requisitar o passaporte do empresário até que ele preste depoimento. Contudo, a condução coertiva também está no radar.

Wizard é um suposto membro do “ministério paralelo” de aconselhamento ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a pandemia. O grupo extraoficial defende drogas sem eficácia comprovada para a Covid-19 e a “imunidade de rebanho” como estratégia para combater a pandemia.

À espera de Wizard, CPI ouve auditor do TCU que fez “estudo paralelo” - destaque galeria
7 imagens
Carlos Wizard ao lado do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello
O auditor do TCU Alexandre Marques
Sessão da CPI da Covid-19
CPI da Covid
CPI da Covid
O empresário Carlos Wizard
1 de 7

O empresário Carlos Wizard

Sforza Holding/Divulgação
Carlos Wizard ao lado do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello
2 de 7

Carlos Wizard ao lado do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello

Reprodução/Instagram
O auditor do TCU Alexandre Marques
3 de 7

O auditor do TCU Alexandre Marques

Reprodução/YouTube
Sessão da CPI da Covid-19
4 de 7

Sessão da CPI da Covid-19

Rafaela Felicciano/Metrópoles
CPI da Covid
5 de 7

CPI da Covid

Rafaela Felicciano/Metrópoles
CPI da Covid
6 de 7

CPI da Covid

Rafaela Felicciano/Metrópoles
CPI da Covid
7 de 7

CPI da Covid

Hugo Barreto/Metrópoles
Relatório desmentido

Já Marques é o autor do “estudo paralelo” utilizado pelo presidente Jair Bolsonaro, como sendo do TCU, para questionar o número de mortes por Covid-19 no Brasil 2020, o que foi desmentido pelo próprio tribunal.

O TCU afirmou que o documento se trata de uma “análise pessoal” de um servidor e abriu sindicância para apurar se houve alguma “inadequação de conduta funcional” no caso.

“Vamos ver em que o auditor do TCU se baseou. Ele preparou o relatório e poderá explicar à CPI de onde tirou aqueles números, qual foi a tese que ele usou para chegar ao número de óbitos na pandemia totalmente diferente daquilo que o Brasil está vendo”, ressaltou Aziz.

Ao anunciar que pediria a convocação e a quebra de sigilo do auditor, o senador Humberto Costa (PT-PE) destacou que Marques é amigo dos filhos do presidente Jair Bolsonaro. O pai do auditor ganhou um cargo na Petrobras e já teria se reunido com Bolsonaro em três oportunidades. Essa relação também será alvo de questionamentos.

Depoimento de Witzel

Na sessão dessa quarta, o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel, amparado por um habeas corpus, pediu para se retirar antes de encerrar o depoimento. Minutos antes, Witzel havia sido xingado pelo senador governista Jorginho Mello (PL-SC). Ao sair, Witzel disse ter sido atacado com acusações “chulas”.

A comissão realizará, nesta sexta-feira (18/6), nova audiência pública, desta vez com médicos que defendem medicamentos sem comprovação de eficácia: Ricardo Ariel Zimerman e Francisco Eduardo Cardoso Alves. Zimerman, inclusive, esteve na comitiva que foi a Manaus, em janeiro deste ano, divulgar o “tratamento precoce”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?