Recorde: em outubro, 53,3 milhões de usuários acessaram 284 milhões de páginas do Metrópoles

Quando comparado com o mesmo período em 2018, o site teve crescimento de 135,18% no quesito leitores e, nas sessões, aumento foi de 185,27%

atualizado 05/11/2019 7:57

Vinícius Santa Rosa/Metrópoles

O mês de outubro do Metrópoles ficou marcado por conquistas importantes em todas as áreas de atuação do portal. A equipe de 200 profissionais comprometidos com o ofício de reportar bateu recordes de acesso e ganhou prêmios nacionais e internacionais, além de atingir marcas importantes, inclusive, nas ondas de rádio.

De acordo com o Google Analytics, nesse período, o portal teve 53,3 milhões de usuários únicos e 36,4 milhões de usuários novos. Esse grupo visualizou 284 milhões de páginas. Quando comparado com o mesmo período em 2018, o site teve um crescimento de 135,18% no quesito leitores e, nas sessões, o aumento foi de 185,27%.

Os números colocam o Metrópoles entre os nove sites mais lidos do país, segundo o ranking elaborado pela ferramenta Alexa, comandada pela Amazon. O crescimento vertiginoso é resultado de uma série de investimentos em reportagem de fôlego e na equipe do portal.

Recentemente, renomados jornalistas começaram duas novas colunas no Metrópoles. No fim do mês de outubro, José Roberto Guzzo, que assina como J.R. Guzzo, passou a publicar diariamente no site de notícias. Com 55 anos de profissão, ele acumula currículo notável com passagens pelas revistas Veja e Exame.

O ex-comentarista da ESPN Rafael Oliveira também começou a escrever semanalmente para o portal. Ele é conhecido pelas análises precisas e descomplicadas sobre praticamente todos os cantos onde se joga futebol no mundo.

Arquivo pessoal
O ex-ESPN Rafael Oliveira assina uma coluna semanal sobre futebol

Ao longo de outubro, o Metrópoles também venceu quatro prêmios de jornalismo e foi finalista de três. O portal recebeu em Miami, nos Estados Unidos, o Premio a la Excelencia Periodística 2019, concedido por La Sociedad Interamericana de Prensa (SIP), com a reportagem O Levante dos Ribeirinhos.

Alguns dias depois, o Ñh 2019 – Lo Mejor del Diseño Periodístico, organizado pela Society of News Design (SND), deu medalha de prata para a matéria especial Carros-fortes, Homens Indefesos na categoria Data Projects e Infografía. Já a página do projeto Elas por Elas levou medalha de bronze na seção Home Landing Page.

O Metrópoles venceu ainda duas categorias do 26° Prêmio CNT de Jornalismo. A matéria Carros-fortes, Homens Indefesos ganhou nas áreas Internet e Fotografia. E a reportagem Envelhecendo Juntos levou a categoria Internet da 5ª edição do Prêmio Synapsis FBH de Jornalismo.

A equipe de reportagem aguarda ainda o resultado do 1° Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo, organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). A matéria Meninos-soldados: a infância a serviço do tráfico de drogas concorre na categoria Webjornalismo.

Pelo segundo ano consecutivo, o Metrópoles é o único finalista na categoria Webjornalismo do Prêmio Policiais Federais de Jornalismo. As matérias Quando a Polícia AdoeceCarros-Fortes, Homens Indefesos e Senhoras das Dores competem entre si pelo prêmio final.

Por fim, a diretora-executiva do MetrópolesLilian Tahan, está entre os três melhores Executivos de Veículo de Comunicação do ano, segundo o Prêmio Comunique-se 2019. Ela disputa a final com grandes nomes do jornalismo nacional.

Além do sucesso do portal de notícias, a Rádio Metrópoles FM bateu um recorde: está entre as cinco mais ouvidas do Distrito Federal, segundo a Kantar Ibope Media. A emissora subiu 11 posições em menos de dois anos no ar. Ainda, de acordo com o instituto, a estação fica em terceiro lugar quando se leva em consideração apenas o segmento popular.

Segundo Toninho Pop, diretor da rádio, o sucesso do projeto está na sintonia da equipe. “Procuramos uma maneira diferente de fazer nosso trabalho. As nossas concorrentes estavam colocando no ar programas muito iguais, e nós estamos realizando uma conexão mais próxima com os ouvintes”, disse.

Últimas notícias