metropoles.com

GO: lactantes, garis e jornalistas viram prioridade de vacina da Covid

Governador Ronaldo Caiado informou que 90% das novas doses serão para imunização por faixa etária; estado recebeu 1ª remessa da Janssen

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
chegada do 1º lote da vacina Janssen em Goiás
1 de 1 chegada do 1º lote da vacina Janssen em Goiás - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – No dia em que Goiás recebe o primeiro lote da vacina Janssen, o governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou pelas redes sociais novos grupos prioritários e as regras do plano de imunização contra a Covid-19, a partir desta quinta-feira (24/6). Segundo ele, 90% das doses recebidas pelo estado serão aplicadas por faixa etária e 10% serão destinadas a lactantes, garis e profissionais da imprensa.

Chegaram a Goiás, nesta quinta 50,1 mil doses da Janssen, desenvolvida pela Johnson & Johnson e cuja aplicação é em dose única, e mais 100 mil unidades da Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Após conferência técnica, as vacinas serão distribuídas aos municípios.

O foco agora, segundo Caiado, é avançar nas faixas etárias. Algumas cidades em Goiás, como Anápolis e Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal, já vacinam pessoas a partir dos 45 anos. Em outros municípios, grupos até mais novos já são vacinados, conforme o desenrolar local da campanha de vacinação. Em Goiânia, estão sendo imunizadas pessoas a partir de 50 anos, trabalhadores da educação e pessoas com comorbidades.

O novo carregamento chega em um momento crucial, pois a maioria dos municípios já estava no final de seus estoques. A capital, por exemplo, iniciou a vacinação na quarta (23/6) contando com apenas 1,6 mil doses.

Veja a anúncio do governador:

A distribuição aos municípios dessas novas doses da vacina contra a Covid-19 deve ser feita nos próximos dias. O carregamento desembarcou no Aeroporto Internacional de Goiânia às 10h15 e seguiu para a Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Outra remessa de vacinas deve chegar nesta sexta-feira (25/6), segundo o governo. Mais 74.880 doses da vacina da Pfizer deve desembarcar em Goiás para reforçar o trabalho de imunização. Até então, 9,92% da população do estado já foi imunizada com as duas doses da vacina e 30,1% com uma dose.

0
Previsão até setembro

Caiado reforçou, com a chegada dos novos lotes da vacina, o anúncio feito por ele de que o estado pretende atingir, até setembro, a vacinação com uma dose, pelo menos, de todo o público acima de 18 anos.

“Acreditamos que vamos conseguir rapidamente avançar na faixa etária e podermos chegar ao mês de setembro com toda a faixa etária até 18 anos 100% vacinada”, projeta ele.

O estado está, ainda, em fase de aquisição de 142 mil doses da Sputnik V, produzida pela Rússia. O aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizando a importação, foi anunciado por Caiado no dia 15/6. A expectativa é que 71 mil pessoas em Goiás sejam vacinadas com a vacina russa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?