GO: lactantes, garis e jornalistas viram prioridade de vacina da Covid

Governador Ronaldo Caiado informou que 90% das novas doses serão para imunização por faixa etária; estado recebeu 1ª remessa da Janssen

atualizado 24/06/2021 13:23

chegada do 1º lote da vacina Janssen em GoiásVinícius Schmidt/Metrópoles

Goiânia – No dia em que Goiás recebe o primeiro lote da vacina Janssen, o governador Ronaldo Caiado (DEM) anunciou pelas redes sociais novos grupos prioritários e as regras do plano de imunização contra a Covid-19, a partir desta quinta-feira (24/6). Segundo ele, 90% das doses recebidas pelo estado serão aplicadas por faixa etária e 10% serão destinadas a lactantes, garis e profissionais da imprensa.

Chegaram a Goiás, nesta quinta 50,1 mil doses da Janssen, desenvolvida pela Johnson & Johnson e cuja aplicação é em dose única, e mais 100 mil unidades da Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan. Após conferência técnica, as vacinas serão distribuídas aos municípios.

O foco agora, segundo Caiado, é avançar nas faixas etárias. Algumas cidades em Goiás, como Anápolis e Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal, já vacinam pessoas a partir dos 45 anos. Em outros municípios, grupos até mais novos já são vacinados, conforme o desenrolar local da campanha de vacinação. Em Goiânia, estão sendo imunizadas pessoas a partir de 50 anos, trabalhadores da educação e pessoas com comorbidades.

O novo carregamento chega em um momento crucial, pois a maioria dos municípios já estava no final de seus estoques. A capital, por exemplo, iniciou a vacinação na quarta (23/6) contando com apenas 1,6 mil doses.

Veja a anúncio do governador:

A distribuição aos municípios dessas novas doses da vacina contra a Covid-19 deve ser feita nos próximos dias. O carregamento desembarcou no Aeroporto Internacional de Goiânia às 10h15 e seguiu para a Central Estadual de Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

Outra remessa de vacinas deve chegar nesta sexta-feira (25/6), segundo o governo. Mais 74.880 doses da vacina da Pfizer deve desembarcar em Goiás para reforçar o trabalho de imunização. Até então, 9,92% da população do estado já foi imunizada com as duas doses da vacina e 30,1% com uma dose.

0
Previsão até setembro

Caiado reforçou, com a chegada dos novos lotes da vacina, o anúncio feito por ele de que o estado pretende atingir, até setembro, a vacinação com uma dose, pelo menos, de todo o público acima de 18 anos.

“Acreditamos que vamos conseguir rapidamente avançar na faixa etária e podermos chegar ao mês de setembro com toda a faixa etária até 18 anos 100% vacinada”, projeta ele.

O estado está, ainda, em fase de aquisição de 142 mil doses da Sputnik V, produzida pela Rússia. O aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), autorizando a importação, foi anunciado por Caiado no dia 15/6. A expectativa é que 71 mil pessoas em Goiás sejam vacinadas com a vacina russa.

Últimas notícias