Covid: Goiás recebe remessa com 79,5 mil doses de vacina da Pfizer

Segundo o governo do estado, todas as doses serão usadas na aplicação de primeira dose

atualizado 08/06/2021 17:47

Vacinação em GoiásVinícius Schmidt/Metrópoles

GoiâniaO estado de Goiás recebeu mais 79.560 vacinas da Pfizer contra Covid-19 nesta terça-feira (8/6). Foi o maior lote de imunizantes da parceria da fabricante norte-americana com a BioNTech. Todas as unidades serão utilizadas para primeira aplicação.

A distribuição das doses da Pfizer foi ampliada para mais 16 municípios, totalizando 22 contemplados, neste momento, com as vacinas da fabricante. O envio da nova remessa, que teve início ainda nesta terça, seguirá uma nova logística.

Para Campos Belos e Posse, no Nordeste goiano, e para Porangatu, no Norte de Goiás, a remessa seguirá por via aérea devido à distância dos locais da Central Estadual de Rede de Frio, que fica na capital.

0

Os imunizantes seguem por via terrestre para Goiânia, Inhumas, Goianira, Trindade, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Anápolis, Ceres, Catalão, Cidade de Goiás, Itaberaí, Luziânia, Formosa, Iporá, São Luís de Montes Belos, Uruaçu, Rio Verde, Jataí e Itumbiara.

Armazenamento

As vacinas da Pfizer geralmente são destinadas a capitais ou municípios próximos por possuírem especificidades em seu armazenamento. As baixas temperaturas exigidas para garantir a eficácia das doses exigem atenção especial na distribuição. Por isso, o Estado montou uma nova logística de entrega e ampliou os municípios contemplados junto ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO).

Conforme definido pelo Ministério da Saúde e pactuado em Goiás pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), 30% das doses serão destinadas para a vacinação dos grupos prioritários e os outros 70% para a vacinação da população em geral, em ordem decrescente de idade.

Balanço

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), Com a chegada da sexta remessa da Pfizer, Goiás atinge a marca de 196.500 doses recebidas deste fabricante. São, ao todo, 3.156.540 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 1.608.450 produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e 1.351.530 doses fabricadas pelo Instituto Butantan.

Últimas notícias