Flávio Bolsonaro diz que pediu para Trump não sobretaxar o Brasil. Veja vídeo

Governos dos Estados Unidos concluiu investigação comercial contra o Brasil e pretende taxar importações brasileiras em 25%

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Divulgação/Flávio Bolsonaro
Senador Flávio Bolsonaro ao lado do presidente Donald Trump, na Casa Branca
1 de 1 Senador Flávio Bolsonaro ao lado do presidente Donald Trump, na Casa Branca - Foto: Divulgação/Flávio Bolsonaro

O senador Flávio Bolsonaro (PL) afirmou que pediu ao presidente Donald Trump para não taxar empresas brasileiras. O pedido teria sido feito durante encontro do pré-candidato à Presidência da República com o líder norte-americano na semana passada, na Casa Branca.

Após o encontro entre os dois, o Departamento de Estado dos Estados Unidos classificou duas organizações criminosas brasileiras como terroristas e, nessa terça-feira (2/6), o governo norte-americano determinou que pretende sobretaxar importações brasileiras em 25%.

“Pedi expressamente ao presidente Trump para não taxar nossas empresas. É um pedido expresso que eu fiz a eles. Eu disse a eles: a partir de 2027, vocês vão ter um governo que vai sentar aqui e negociar de igual para igual com vocês porque nosso agro alimenta o mundo. Não é justo taxar nossas empresas”, declarou Flávio em entrevista à Rádio Itatiaia, em Minas Gerais.

Ainda em entrevista à rádio mineira, Flávio Bolsonaro declarou ainda que é preciso proteger o etanol e o Pix brasileiros. “A gente tem que valorizar nossa tecnologia. A gente tem que valorizar o nosso Pix. A gente tem que valorizar nosso Etanol, que é uma energia limpa”, disse.

As novas taxas, que ainda serão discutidas em audiências públicas e devem passar pelo aval de Donald Trump, podem substituir o tarifaço anunciado em setembro de 2025. As taxas teriam sido articuladas pelo deputado cassado Eduardo Bolsonaro (PL), que vive nos Estados Unidos.

As tarifas, que chegaram a ser comemoradas entre parlamentares do espectro mais à direita no Brasil, se tornaram um revés para a família Bolsonaro, que agora tenta se distanciar de qualquer vínculo com o tema. Na entrevista dessa terça, Flávio afirmou que o anúncio tem relação com a desconfiança do governo norte-americano com o presidente Lula.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações