Durigan volta dos EUA sem definição de investigação sobre Pix

Ministro da Fazenda passou a última semana nos EUA, para as reuniões do FMI, no entanto, afirmou que não discutiu sobre investigação dos EUA

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Washington Costa/MF
Imagem colorida de Reunião do então secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, com o Deputado Federal Danilo Fortes
1 de 1 Imagem colorida de Reunião do então secretário-Executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, com o Deputado Federal Danilo Fortes - Foto: Washington Costa/MF

Após reuniões em Washington, nos Estados Unidos, o ministro da Fazenda, Dario Durigan, deve retornar ao Brasil sem avanços nas tratativas sobre a investigação do governo Donald Trump envolvendo o Pix. A apuração foi aberta com base na Seção 301 da lei comercial norte-americana, instrumento que pode embasar a adoção de medidas tarifárias contra o Brasil.

Durigan cumpriu uma extensa agenda de encontros bilaterais com autoridades internacionais durante as reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI), na semana passada. O principal foi com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. Segundo o ministro, os dois se reuniram duas ou três vezes.

De acordo com Durigan, as conversas trataram de temas como inteligência artificial, stablecoins (moedas digitais lastreadas em ativos reais) e crime organizado. Apesar disso, não houve discussão sobre a investigação aberta pelos EUA contra o sistema de pagamentos brasileiro.

O ministro afirmou que o processo não pode servir de justificativa para eventual imposição de tarifas contra o Brasil.

“A expectativa é que todos os pontos levantados [pela investigação] sejam respondidos e devidamente considerados pelos norte-americanos”, disse.

Apesar da série de encontros, também não houve menção à taxação de produtos brasileiros nas conversas com autoridades americanas.

Desde a imposição de tarifas iniciais de 10%, em meados de 2025, o governo brasileiro tenta retomar o diálogo com os Estados Unidos. À época, o então ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegou a agendar uma reunião virtual com o secretário do Tesouro americano, que acabou sendo cancelada sem explicações e nunca remarcada.

Durigan também afirmou que não houve discussões sobre a possibilidade de classificar facções criminosas brasileiras como organizações terroristas. Segundo ele, embora grupos como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) sejam perigosos e ligados ao crime organizado, não se enquadram nessa definição e devem ser combatidos com o rigor da lei.

O ministro destacou ainda a cooperação com os Estados Unidos no combate ao crime organizado, especialmente no controle de armas, já que parte relevante do armamento que chega ao Brasil tem origem no país norte-americano.

Após seus compromissos nos Estados Unidos, Durigan seguiu para Barcelona, na Espanha, para integrar a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que visitava o país. A comitiva seguiu para Alemanha no último domingo (19/4) e deve retornar ao Brasil na próxima quarta-feira (22/4). Ao todo, a viagem do ministro deve durar 9 dias.

Guerra no Irã

Um dos temas centrais das reuniões de primavera foi o conflito no Oriente Médio, que atingiu todos os países com a crise mundial de combustível. O ministro afirmou que a percepção dos líderes mundiais é de incerteza em relação à guerra entre Irã e Israel, que também envolve os EUA.

Apesar disso, o Durigan destacou que a postura do Brasil frente a crise no setor de energia foi elogiada e serviu de exemplo para alguns líderes mundiais.

“Então a gente liderou a conversa sobre como fazer uma resposta temporária, focada, ilimitada sobre sobre a guerra, sobre os efeitos da guerra no país. Claro que o Brasil tem um tem de alguma maneira comparado com países africanos, comparado com alguns países da Ásia, o Brasil tem uma boa posição. Então, de fato, a gente tem acaba tendo um pouco mais de instrumento para lidar com a guerra do que outros países”, avaliou.

Durigan participou das reuniões de primavera do FMI

  • As reuniões de primavera do FMI são encontros anuais que reúnem autoridades econômicas globais em Washington;
  • Participam ministros da Fazenda, presidentes de bancos centrais, representantes do setor privado, acadêmicos e membros da sociedade civil;
  • O objetivo é discutir o cenário econômico, riscos financeiros, crescimento, inflação e desafios como dívida pública e desigualdade;
  • Também servem para debater e coordenar políticas econômicas entre países, além de apresentar relatórios e projeções do FMI e do Banco Mundial;
  • Paralelamente, ocorrem reuniões bilaterais e eventos paralelos, onde governos negociam acordos, alinham agendas e tratam de temas específicos.

Fundo de Florestas Tropicais

Um dos temas principais dos encontros do ministro foi o Tropical Forest Forever Facility (TFFF), ou Fundo Florestas Tropicais para Sempre, em português.

Essa é uma iniciativa proposta pelo governo brasileiro com o objetivo de remunerar países que preservam suas florestas tropicais. A intenção é pagar por hectare em pé, e não por crédito de carbono, visando tornar a conservação economicamente vantajosa.

No entanto, apesar do entusiasmo mostrado por alguns países, desde a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) 30, os investimentos tem patinado e estão abaixo das expectativas da equipe econômica.

Durigan se reuniu com líderes mundiais de países em desenvolvimento ou que tenham florestas tropicais em seu território com o objetivo de intensificar o diálogo sobre investimentos no fundo. 

Outro tema discutido entre o ministro e seus pares estrangeiros foram os minerais críticos. Fontes do ministério da Fazenda afirmaram que a França possui uma proposta sobre o tema, no entanto, o governo ainda não teve o tempo necessário para decidir. O encontro de Durigan com o ministro francês teve como objetivo destravar essa agenda.

Para além das negociações políticas, os encontros foram importantes por ser a primeira viagem de Durigan a frente da equipe econômica e muitas lideranças estavam, segundo fontes, ansiosas pelo primeiro contato com o novo ministro.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?