metropoles.com

Bolsonaro sobre igrejas: “Último local procurado antes do suicídio”

Presidente espera que o STF não impeça a abertura de templos religiosos. Caso será julgado nesta quarta-feira

atualizado

Compartilhar notícia

Em agenda em Chapecó (SC) na manhã desta quarta-feira (7/4), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse esperar que o Supremo Tribunal Federal (STF) mantenha a liminar do ministro Kassio Nunes Marques, que permitiu a abertura de templos religiosos, ou que algum magistrado peça vistas, para o assunto ser mais discutido.

“Eu espero que daqui a pouco — está previsto o Supremo Tribunal Federal julgar a liminar do ministro Kassio Nunes — ou que a liminar seja mantida ou que alguém peça vistas para que nós possamos discutir um pouco mais a abertura ou não de templos religiosos”, disse ele em discurso.

Em seguida, o mandatário afirmou que a abertura de igrejas é necessária, tendo em vista o aumento nos índices de suicídio no Brasil. Ele acrescentou que, em um país de maioria cristã, o direito de culto deve ser assegurado.

“Qual o último local que alguém procura antes de praticar um suicídio – que aumentou em muito no Brasil? São as igrejas. Quem não é cristão que não vá, mas não queira tirar o direito, a liberdade de quem quer procurar um pastor ou um padre.”

No último sábado (3/4), o ministro Nunes Marques, indicado à Corte por Bolsonaro, decidiu que governadores e prefeitos não podem proibir a realização de missas e cultos, apesar da situação da pandemia de coronavírus. O assunto é polêmico, e o plenário do Supremo deve votar, nesta quarta (7/4), se os templos religiosos realmente poderão funcionar.

Bolsonaro elogiou a atuação do prefeito de Chapecó, que, assim como o presidente, é defensor do tratamento precoce, com a adoção de medicamentos sem eficácia comprovada no combate à Covid-19. O chefe do Executivo ainda questionou a amplitude da doença causada pelo coronavírus no Brasil.

“O problema está aí. Soluções, algumas aparecem, como a de Chapecó. Outras virão. Como disse desde o começo: temos que ter coragem para decidir. Se ficar parado, esperando solução, o problema, além desse do vírus, teremos outro, o do desemprego, que leva à depressão, à falta de esperança e a que outras doenças sejam agravadas. Parece que no Brasil só tem Covid. Acabaram as outras mortes, os outros sofrimentos? Não.”

Agenda no Sul

O presidente visitou o Centro Avançado de Atendimento à Covid-19 no estado. Estavam presentes no evento o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e a governadora em exercício de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido).

Acompanham o presidente na agenda no Sul do país os ministros da Saúde, Marcelo Queiroga; das Relações Exteriores, Carlos Alberto França; do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; e da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni.

0

Após Chapecó, Bolsonaro terá agenda em Foz do Iguaçu (PR), para acompanhar o término da obra da pista de pouso e decolagem, além de inaugurar o novo pátio de manobras e a duplicação da via de acesso ao aeroporto da região.

O titular do Planalto também participará da cerimônia de posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira.

À noite, em São Paulo, o presidente vai se reunir com grandes empresários brasileiros. O objetivo do encontro, articulado pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, é reaproximar o mandatário da República dos responsáveis pelo mercado financeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?