metropoles.com

Zambelli será primeira deputada a responder ação no Conselho de Ética

Depois de mais quatro meses de legislatura, Arthur Lira envia primeiros casos ao órgão; PSB pede a cassação do mandato da parlamentar

atualizado

Compartilhar notícia

A deputada federal Carla Zambelli grava vídeo na Avenida Paulista, de noite - Metrópoles
1 de 1 A deputada federal Carla Zambelli grava vídeo na Avenida Paulista, de noite - Metrópoles - Foto: null

Somente agora, quatro meses após o início da nova legislatura, o Conselho de Ética começará a funcionar. E o primeiro caso a ser julgado pelos conselheiros será uma acusação contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP).

A ação, apresentada pelo PSB, acusa a parlamentar de quebra de decoro parlamentar por ofensas que fez ao deputado Duarte Junior (PSB-MA).

Em 11 de abril, durante reunião da Comissão de Segurança Pública, Zambelli se dirigiu ao colega com um palavrão, após uma discussão: “Vai tomar no c*”. 

Dois dias depois, o PSB entrou com a representação, que estava, até agora, parada na Mesa. A ação foi numerada como a número 1 de 2023.

O partido pede a cassação do mandato de Zambelli, que negou, à época, ter feito as ofensas.

A segunda ação a tramitar será a acusação contra o deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), acusado pelo PL de “importunação sexual” contra Julia Zanatta (PL-SC). O parlamentar se aproximou por trás da deputada para fazer um comentário, “apoiando seu corpo contra a colega”, diz a representação do partido.

Jerry negou que tenha feito o gesto com essa intenção, mas de sair em defesa da deputada Lidice da Mata (PSB-BA), que era alvo de bolsonaristas.  A ação contra o comunista é a número dois deste ano.

Compartilhar notícia