metropoles.com

Silvio Almeida torna-se alternativa para PT em São Paulo

Integrantes do Partido dos Trabalhadores se animam com o ministro, mas há resistências; Juliana Cardoso e Ana Estela Haddad são opções

atualizado

Compartilhar notícia

Lideranças do PT em São Paulo colocaram o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, no páreo para a disputa da prefeitura da capital. O ministro é muito bem avaliado pela sigla em território paulista e ontem (06/07) deu recados ao atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) em ato na Câmara dos Deputados. Os petistas ficaram animados.

O ministro participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos da População de Rua. Disse que a situação em São Paulo é “calamitosa e inacreditável”. Silvio Almeida fez uma fala contra a desigualdade. Atualmente, a capital paulista tem 48 mil pessoas em situação de rua.

A possível candidatura, no entanto, teria inúmeros poréns. O primeiro deles seria o prazo para filiação ao Partido dos Trabalhadores. Para concorrer a um cargo eletivo, Almeida teria que ser filiado por pelo menos um ano antes da inscrição para o pleito, ou seja, teria que entrar no partido já em agosto.

A segunda resistência é o acordo com o Psol para lançar Guilherme Boulos como cabeça de chapa e um petista como vice. O trato parece certo, mas integrantes do PT, sobretudo a família Tatto, são contra. O deputado Jilmar Tatto (PT-SP) chegou a chamar a aliança de “burrice” e um jogo de “perde-perde”. Em 2020, os dois foram rivais na eleição paulistana.

A última dificuldade é o apelo para o nome do PT para a prefeitura de São Paulo ser uma mulher, sendo vice ou cabeça de chapa. Neste caso, duas são as mais citadas: Ana Estela Haddad e Juliana Cardoso (PT-SP). A primeira é professora titular da Faculdade de Odontologia da USP e atualmente secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde. Também é mulher do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Já Juliana Cardoso é deputada de primeiro mandato, mas foi por quatro vezes vereadora da capital paulista. Tem o apoio de movimentos sociais e de parte da ala feminina do PT. Ao blog, disse que tem total condição para se tornar prefeita, mas, se for o caso, aceita ser vice de Boulos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?