metropoles.com

Agenda da Semana: Lula faz primeira reunião ministerial do ano

CCJ do Senado pode analisar PEC que acaba com a reeleição de presidente; Câmara deve votar PEC das Igrejas

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
O presidente Lula faz primeira reunião ministerial no Palácio do Planalto e pede boa relação com o Congresso Nacional. Na imagem ele está de pé, na ponta de uma mesa, falando em microfone com bandeiras do Brasil atrás e ao lado de Alckmin - Metrópoles
1 de 1 O presidente Lula faz primeira reunião ministerial no Palácio do Planalto e pede boa relação com o Congresso Nacional. Na imagem ele está de pé, na ponta de uma mesa, falando em microfone com bandeiras do Brasil atrás e ao lado de Alckmin - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A semana que se iniciou no domingo (17/03) será marcada pela primeira reunião ministerial de Lula (PT), nesta segunda-feira (18). A expectativa é que todos os ministros estejam presentes, inclusive Fernando Haddad (Fazenda) e Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) que cancelaram compromissos no exterior para participar.

Na terça (19), Lula participa da cerimônia de entrega do prêmio Mulheres das Águas. Já na quinta (21), o presidente lança o Plano Nacional Juventude Negra Viva, no Palácio do Planalto, e tem encontro com fruticultores.

No Senado Federal, fica a expectativa para o início da análise da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que acaba com a reeleição de presidente, governadores e prefeitos. A ideia do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), é promover audiências públicas sobre o tema.

Já na Câmara, os deputados podem votar nesta semana o PL 327/21, que institui o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten). O projeto servirá para incentivar projetos de desenvolvimento sustentável com recursos de créditos de empresas perante a União.

Também devem votar a PEC das Igrejas, que propõe isenção tributária para templos religiosos de todos os tipos.

No Supremo Tribunal Federal, os ministros retomam na quarta (20) o julgamento da revisão da vida toda. O processo pode beneficiar segurados do INSS que fizeram contribuições antes de 1994. 

O STF também começa a julgar na sexta (22), em plenário virtual, uma ação que pode impactar a exploração da Petrobras no pré-sal. A ação aborda a suspensão dos padrões de emissão de substâncias poluentes em plataformas de exploração de petróleo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?