metropoles.com

A missão de convencer Arthur Maia 

Congressistas vão para cima do presidente da CPMI do 8 de Janeiro para convencê-lo a colocar em votação a convocação de Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
deputado federal Arthur Maia (União-BA conversa com Randolfe Rodrigues CPMI atos 8 de janeiro - Metrópoles
1 de 1 deputado federal Arthur Maia (União-BA conversa com Randolfe Rodrigues CPMI atos 8 de janeiro - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Os próximos dias serão de pressão para cima do presidente da CPMI do 8 de Janeiro, Arthur Maia (União Brasil-BA). Governistas querem convencer o deputado que a convocação de Jair Bolsonaro (PL) é crucial para esclarecer os crimes investigados pelo colegiado.

Como presidente, Maia tem o poder de decidir se vai ou não permitir a apresentação de requerimentos para convocar, convidar ou quebrar o sigilo de pessoas sob investigação. Considerando que a maioria dos membros da CPMI apoia o governo, qualquer assunto relacionado a Jair Bolsonaro seria provavelmente aprovado sem dificuldade.

A nova leva de pressão se deu após vir a público o conteúdo de um depoimento do ex-ajudante de ordens, Mauro Cid. Segundo o relato, Bolsonaro teria apresentado um plano de golpe aos comandantes das Forças Armadas e ganhado o apoio do então chefe da Marinha, almirante Almir Garnier.

Parte governista da CPMI, no entanto, acha que não é necessário chamar Bolsonaro para implicá-lo aos crimes de golpe de Estado e incitação ao 8 de Janeiro. Chamar agora, segundo essa fatia, é dar palco ao ex-presidente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comBlog do Noblat

Você quer ficar por dentro da coluna Blog do Noblat e receber notificações em tempo real?