metropoles.com

Shots detox, como os de Gabriela Pugliesi, previnem da Covid-19?

Influenciadora é uma das adeptas desse tipo de proposta. Entenda se eles são eficazes

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
Copo de suco verde
1 de 1 Copo de suco verde - Foto: iStock

Acordar cedo e tomar um shot com suco de limão, glutamina, própolis, gengibre e cúrcuma pode soar estranho a algumas pessoas, mas é algo normal na rotina de influenciadoras fitness, como Gabriela Pugliesi, uma das brasileiras diagnosticadas com o novo coronavírus.

Mesmo durante o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, a baiana radicada em São Paulo continuou usufruindo da mistura com função supostamente detox, que ela toma para purificar o organismo e melhorar a imunidade.

Nas redes sociais, há diversos perfis que fazem o mesmo, e defendem a combinação como uma forma de prevenção à enfermidade que causou um colapso mundial.

View this post on Instagram

Os shots são estratégias nutricionais muito utilizadas para começar o dia super bem????, pois são repletos de nutrientes, responsáveis por melhorar a saúde, o bem-estar, a disposição, a imunidade, o funcionamento intestinal, além de dar bastante energia e fazer você se sentir bem melhor. ????? . E que tal essas duas opções de shots que separamos pra vocês? ?Shot Imunidade X Shot Energia!? . Querem mais opções de shots? Fiquem ligados que amanhã postamos mais! . . ?Mel e própolis?? @meldositio ? . . #shot #shots #shotimunidade #shotenergia #imunidade #saúde #estratégianutricional #meldosítio #própolis #mel #shotssaudaveis #levementenacozinha #lizgalvaonutri #chefpriulucena

A post shared by ? Leve'mente Na Cozinha (@levemente.nacozinha) on

Entre os profissionais da área, porém, a eficácia desse tipo de proposta não é uma unanimidade.

“Existem vários nutrientes e compostos bioativos de nutrientes (CBA) que possuem capacidade de influenciar beneficamente no sistema imunológico. Mas, o fato deles influenciarem não quer dizer que melhoram se utilizados em formato de suplementação ou ‘shots’. O que temos descrito na literatura é que a ausência desses nutrientes ou CBA impedem o bom funcionamento do sistema imune, apenas isso”, elucida a nutricionista Priscilla Ceci Lages.

Segundo ela, quem mantém uma dieta saudável, preferindo alimentos in natura e evitando os processados, não precisa de shots para imunidade.

“Picaretagem”

A especialista classifica como “picaretagem” qualquer proposta desse tipo.

“Certamente essas pessoas já possuem seu sistema imunológico funcionando perfeitamente. Uma boa alimentação aliada à boa qualidade do sono e exercícios físicos é a única e melhor maneira de manter o organismo funcionando em sua melhor forma”, explica a professora de nutrição do Centro Universitário IESB.

O conselho, então, para manter o sistema imunológico funcionando adequadamente é simples: aliar uma dieta equilibrada a práticas de atividades e, também, ser cuidadoso com as noites de sono.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?