Saiba como o amendoim pode ser um excelente aliado do emagrecimento

Um estudo da Universidade Federal de Lavras revelou que o alimento acelera o metabolismo em 11%

atualizado 08/08/2022 22:59

Pixabay/Só Notícia Boa

Você é fã de amendoim? Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) constatou que o alimento rico em fibras é consumido, ainda que esporadicamente, por 75% dos brasileiros. A notícia deixou os nutricionistas em polvorosa.

Isso porque, apesar de ser considerado um alimento calórico, ele pode ser um bom aliado do emagrecimento, uma vez que promove saciedade. Para tal efeito, basta mastigá-lo bem.

Um estudo da Universidade Federal de Lavras ainda revelou que o alimento acelera o metabolismo em 11%, fazendo com que o consumidor queime mais calorias.

Apesar disso, alguns cuidados são necessários na hora de escolher o produto, pois o alimento, quando mal conservado, pode ser fonte de contaminação de aflotoxinas, uma toxina transmitida por fungos prejudicial à saúde.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

Na maioria das vezes, essa contaminação ocorre por condições inadequadas de secagem e armazenamento, com incidência maior no amendoim.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já concluiu que a aflotoxina pode causar até câncer primário no fígado.

Para evitar a contaminação, confira três cuidados básicos na hora de ir às compras:

1. Verificar o prazo de validade

Consuma o produto antes do vencimento.

2. Procurar pelo selo de certificação

Para evitar riscos, a Abicab certifica alimentos de alta confiabilidade com o selo de qualidade Certificada Pró-Amendoim. O carimbo permite que o consumidor identifique a boa procedência do produto.

3. Observar onde o produto é armazenado

Na loja de produtos naturais ou em casa, o alimento deve ser armazenado em ambientes frescos e secos, de preferência com a incidência dos raios solares.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Mais lidas
Últimas notícias