metropoles.com

Quatro alimentos saudáveis que podem atrapalhar seu emagrecimento

Não é por ser saudável que esses alimentos têm baixa caloria; confira a lista

atualizado

Compartilhar notícia

istock
Azeite
1 de 1 Azeite - Foto: istock

É muito comum certos alimentos serem associados ao potencial que têm de emagrecer ou engordar. Destaco, sempre, que nenhum ingrediente tem esse poder, nem para um lado e nem para o outro. Da mesma forma que comer um chocolate não te fará ganhar peso, investir numa salada não fará você “secar”. O segredo é o equilíbrio. Ainda assim, determinados itens acabam ganhando a fama de mocinhos quando, em excesso, podem culminar em exageros calóricos.

É preciso ter cautela ao optar por certos alimentos aparentemente saudáveis, uma vez que isso não significa que elas tenham poucas (ou boas) calorias. É comum ver, no atendimento em consultório, pacientes que cometem esse erro.

Fique atento ao selo de pró-amendoim ao comprar pasta de amendoim

Veja, abaixo, uma lista para prestar atenção:

Azeite de oliva
O azeite é uma excelente fonte de gordura de qualidade para a dieta, mas exagerar nesse tempero pode comprometer seus resultados.

Suco de uva integral
Cheio de nutrientes, é um ótimo pré-treino. Porém, vale destacar que um copo pequeno tem cerca de 200 kcal. Cuidado ao ingerir líquidos calóricos, pois eles não garantem tanta saciedade. O melhor, nesse caso, é comer a fruta.

Tapioca de carne seca
Tapioca de carne seca

Tapioca
Se você é daqueles que troca o pão por tapioca acreditando ser uma opção melhor, a triste notícia é que você irá se decepcionar com essa crença. Uma tapioca de 100g equivale a dois pães franceses. Abusar da quantidade de tapioca pode ter um custo muito alto na dieta se o seu gasto calórico não estiver realmente alto.

Pasta de amendoim
A pasta do amendoim é uma boa fonte de gordura de qualidade, assim como o azeite, porém, não deixa de ser uma gordura com alta densidade calórica. Em três colheres de sopa cheia, há cerca de 400 kcal, quase o equivalente a uma refeição. Certamente, a pasta de amendoim não é um alimento adequado para se beliscar. Se for consumir, ajuste as quantidades com o seu nutricionista.

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?