Cuidado com excessos: tomar muito açaí pode causar doenças e ganho de peso

Entenda problemas mais comuns na ingestão da fruta e conheça seus reais benefícios

atualizado 25/01/2021 17:49

Flavio Edreira EyeEm/Getty Images

O açaí, por ser rico em vitaminas, fibras e proteínas, oferece uma série de benefícios, como melhora do humor, aumento na libido e fertilidade, além de hidratar pele e cabelos.

No entanto, o que pouca gente fala é que mesmo os alimentos saudáveis podem gerar problemas de saúde, caso sejam consumidos de forma errada. Sendo assim, essa fruta também pode ocasionar ganho de peso, perda de energia e até facilitar o surgimento de algumas doenças.

Diferentemente da região norte do Brasil, onde é consumida em sua forma mais pura e sem adição de açúcares, nos outros lugares do país a fruta é servida com ingredientes calóricos, como granola, leite em pó, mel, paçoca e até mesmo leite condensado. Outro ponto importante é que grande parte das lanchonetes ou restaurantes coloca uma abundante quantidade de xarope de guaraná no açaí que é comercializado.

De acordo com a especialista em Saúde Integrativa Melissa Setubal, o guaraná possui um alto índice de cafeína em sua composição e, se consumido em excesso, pode causar um desequilíbrio hormonal.

A profissional explica que, diferente do que as pessoas imaginam, a cafeína é uma das substâncias que mais tira a energia do corpo.

Continue lendo no site Personare, parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias