metropoles.com

Agora vai: 7 dicas para dar um pontapé na dieta em 2022

Se você quer mudar de verdade, comece agora e com pequenas atitudes

atualizado

Maskot/Getty Images
Comidas misturadas incluídas na dieta escandinava

Mais uma virada de ano e, com ela, a velha promessa de se dedicar melhor a uma vida saudável, certo? Infelizmente, apesar de ser um objetivo padrão entre muitas pessoas, poucas conseguem, de fato, colocar em prática essa meta da forma como gostariam.

Normalmente, a alteração de hábitos não se dá de maneira efetiva porque não há uma real vontade de mudar e, na primeira dificuldade, o planejamento é adiado.

Porém, se você quer mudar de verdade, comece agora e com pequenas atitudes. Para isso, algumas dicas são fundamentais. Pequenos passos, vale destacar, motivam e te colocam mais perto do objetivo final.

Veja sete dicas para chegar lá sem sofrer!

Estabeleça metas alcançáveis

Estabelecer um planejamento viável é fundamental, já que a mudança de hábitos evolui com o tempo. Ninguém acorda sem nunca ter ido à academia e vira um atleta “do nada”. É preciso constância e treinamento. Adaptar metas à realidade faz com que você consiga cumprir o combinado e, principalmente, respeite o seu próprio tempo.

Se você não segue um cardápio saudável, estabeleça uma quantidade de alimentos saudáveis para consumir diariamente. Se consome alimentos de baixa qualidade, diminua a frequência de ingestão.

Busque um cardápio que você goste

Não adianta seguir uma dieta da qual você não goste. Busque um planejamento alinhado com seu objetivo e que, principalmente, tenha alimentos que você curta. Se você não procurar prazer, inclusive na alimentação, dificilmente a alimentação será sustentável. É claro que dificuldades irão surgir, principalmente pela adaptação, porém, ter alimentos saudáveis de sua preferência tornará tudo mais leve.

Faça atividade física

Não existe rotina saudável sem que haja a prática de exercícios físicos. Para isso, busque uma atividade que seja prazerosa para você. Se tem dificuldade em se manter firme na academia, vá atrás de um exercício ao ar livre ou em grupo. Atividades em grupo tendem a trazer mais motivação e ainda se tornam um momento importante para socialização. Invista nisso.

Esqueça os erros do passado

Os excessos cometidos no momento da pandemia ou nos finais de semana já ficaram para trás. Aproveite a renovação do ano e encare o novo momento. Tenha paciência. Assim como a regressão no shape levou tempo, a recuperação também necessita de espaço para acontecer.

Mantenha uma boa hidratação

A boa ingestão de água elimina as toxinas do período de festa e também pode ajudar na saciedade. A recomendação média é de 35 ml por kg de peso.

Evite se pesar

O peso pode flutuar com facilidade. A bebedeira e o excesso do período de festas resulta em retenção de água e sódio, não necessariamente de gordura. Nesse momento, a balança pode servir de gatilho de ansiedade e não um bom norte sobre a real mudança na composição corporal.

Invista e se jogue de cabeça

Quando investimos e nos dedicamos de verdade, pensamos três vezes antes de abandonar os planos. Se há investimento de tempo (e dinheiro), fica mais difícil simplesmente deixar para trás. Agora é hora de valorizar o outro lado da moeda. Busque ajuda de profissionais de confiança e que deem suporte nesse processo. Isso fará toda diferença.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
0

 

(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica






Quais assuntos você deseja receber?