metropoles.com

Expert em blue zones revela o que come todo dia para viver mais

A nutricionista Eliza Cheng, especializada em blue zones, compartilhou tudo o que come por dia para ajudar na longevidade e bem-estar geral

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto colorida de um mulher cortando alimentos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de um mulher cortando alimentos - Metrópoles - Foto: Getty Images

Eliza Cheng é nutricionista especializada em blue zones (zonas azuis, em tradução do inglês), regiões do mundo onde as pessoas têm uma expectativa de vida maior que a média mundial. Em artigo publicado no portal CNB, ela revelou o que come diariamente para promover a longevidade e bem-estar geral.

“Nasci, cresci e atualmente moro em uma pequena cidade da Califórnia (EUA) chamada Loma Linda. Estudos mostraram que os residentes aqui podem viver cerca de uma década a mais do que o resto do país e é conhecida como a única zona azul da América”, afirmou Eliza ao site.

0

Como nutricionista, ela acredita que os alimentos podem ajudar a se sentir melhor e retardar o envelhecimento. Por isso, ela decidiu compartilhar detalhes de sua rotina alimentar para incentivar as pessoas a consumir alimentos associados à longevidade.

Café da manhã

“Levanto às 6 da manhã e bebo 240 ml de água em temperatura ambiente, às vezes adicionando uma rodela de limão para dar sabor. Uma hora depois, sento-me para tomar o café da manhã, que geralmente consiste em uma tigela de cereal com frutas e leite vegetal”, explicou a expert.

Eliza disse que prefere leite de amêndoa porque contém vitaminas B e ferro, que são essenciais para regular o crescimento e a força muscular. Ela também opta por cereais integrais porque a mantém saciada durante a maior parte da manhã.

Foto colorida de um cereal - Metrópoles
Cereal

Lanche do meio da manhã

Segundo a nutricionista, ela começa a trabalhar 7h45 e, quando sente fome, geralmente come uma barrinha de granola com frutas, nozes e sementes. “Mas, caso eu ainda me sinta saciada com o café da manhã, opto por algo leve, como um palitinho de queijo e suco ou iogurte e meio punhado de granola”.

Almoço

O almoço de Eliza sai por volta do meio-dia. Apesar da refeição variar conforme o dia, ela sempre inclui carboidratos, proteínas, gorduras saudáveis, vegetais e algumas frutas.

“Ultimamente, meu favorito tem sido arroz cozido no vapor com brócolis assado e couve-flor com tofu coberto de mel. Nos dias em que como peixe, substituo tofu por salmão”, disse a profissional, ressaltando que também consome grão de bico, edamame, lentilha, feijão e carne de soja no almoço.

Prato de salmão assado
O salmão é famoso por oferecer altos índices de ácidos graxos ômegas 3

Lanche da tarde

Por volta das 13h45, Eliza gosta de dar uma volta pelo prédio onde trabalha para melhorar a digestão. “Prefiro algo doce durante esse período para aumentar o açúcar no sangue, como uma barra de chocolate, uma banana com manteiga de nozes ou alguns morangos e Nutella”.

Jantar

Para o jantar, por volta das 17h, a expert em blue zones prepara algo rápido, fácil e nutritivo, tendo como base uma tigela de arroz branco ou integral. Em seguida, ela completa o recipiente com vegetais e proteínas.

“Minha proteína preferida é o tofu. Costumo fritar com cebola, alho em pó e tempero de cogumelos para dar sabor. Se eu optar pelo tofu macio, corto-o em cubos, rego com molho e salpico com furikake, tempero feito de alga nori, gergelim, açúcar e sal”.

Foto colorida de um prato de arroz
Prato de arroz

Antes de dormir

“Às 20h, para relaxar, faço um pequeno lanche para não ir para a cama com fome. Ultimamente meu favorito tem sido o iogurte com sabor de mel”, revela Eliza. Ela recomenda comê-lo puro ou adicionar algumas nozes como fonte saudável de gordura, fibra e proteína.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?