metropoles.com

Três formas simples de acalmar a mente e acabar com a ansiedade

Especialista em desenvolvimento pessoal ensina como relaxar em meio aos dilemas cotidianos e ao estresse do dia a dia

atualizado

Compartilhar notícia

Uday Mittal/Unsplash
Imagem colorida de mulher com aparência de ansiosa - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de mulher com aparência de ansiosa - Metrópoles - Foto: Uday Mittal/Unsplash

Após mais de dois anos de pandemia de Covid-19, quando o mundo começava a dar sinais de que iria retomar à normalidade, a Guerra na Ucrânia trouxe de volta o sentimento de imprevisibilidade em relação ao futuro. Não demorou até que muitas pessoas passassem a observar quadros de ansiedade, ou percebessem que a doença se intensificou.

Especialista em desenvolvimento pessoal, autoconhecimento, expansão da consciência e meditação, terapeuta Catia Simionato ensina, então, como acalmar a mente e ficar mais tranquilo, mesmo com as incertezas que se impõem em um cotidiano marcado por doenças, conflitos mundiais e crises das mais diversas.

“A ansiedade tem uma relação direta com o tempo. É a nossa mente focada não no presente, mas no que vai acontecer no momento seguinte, seja ele próximo, seja ele distante”, explica a profissional.

O primeiro passo, então, é focar no agora, por mais difícil que isso possa parecer. Experimente, por exemplo, sentar em uma cadeira ou deitar na sua cama e ficar alguns minutos inerte, sem fazer ou pensar em nada, apenas concentrado em sua respiração.

0

Mais que dar mais qualidade de vida aos seus dias, essa atitude também é uma forma de preservar a sua saúde, como um todo. “Um dos riscos da ansiedade elevada é deixar a pessoa em um estado emocional tão afetado que pode até causar doenças físicas. São as chamadas doenças psicossomáticas, quando nossas emoções são somatizadas e atacam diretamente o nosso corpo”, emenda a expert.

Veja outros conselhos de Catia:

Cinco sentidos
Tato, olfato, paladar, audição e visão precisam ser estimulados de maneira diferente. Tente tomar um banho quente, enquanto escuta uma música e, depois, prove um chá ou taça de vinho bem saborosos. Isso já ajuda a deixar o corpo “vivo”, em toda sua plenitude.

Fique descalço
Pode soar bobo, mas andar descalço, de preferência em um gramado ou areia, em contato com a natureza, ajuda a acalmar quase que imediatamente. Mais uma vez, vá sem pressa.

Respire
Por fim, respire. Mesmo. Quando estamos ansiosos, a respiração tende a ficar mais rápida e curta. Isso faz com que o organismo pense que está em perigo, deixando-o ainda mais tenso. Se não sabe praticar a meditação, vale fazer uma longa respiração de 15 segundos, enchendo bem os pulmões. Repita quantas vezes forem necessárias.

Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comVida & Estilo

Você quer ficar por dentro das notícias de vida & estilo e receber notificações em tempo real?

Notificações