Chef italiano é demitido por negar servir pizza com abacaxi: "É um insulto"
O chef italiano Davide Tamburella, do restaurante La Costa, na Austrália, alegou que o pedido era um insulto às suas raízes

Um “choque” cultural esteve entre os motivos que levaram à demissão do chef italiano Davide Tamburella do restaurante La Costa, em Brisbane, na Austrália. Em um evento, o cozinheiro se recusou a servir uma pizza de presunto com abacaxi, sob a justificativa de que a combinação era um insulto às suas raízes. O estabelecimento fechou em maio deste ano.

Receba no seu email as notícias de Fitness&Nutrição
Frequência de envio: Duas vezes na semana
Ver todasA recusa, no entanto, foi apenas um dos episódios citados no desligamento. O encerramento do contrato aconteceu duas semanas após uma reunião com a gerência, na qual foram discutidas uma série de queixas sobre a postura do colaborador.

Chef italiano se sentiu “ofendido”
Ao recordar o episódio da pizza com abacaxi, o chef tentou se defender e declarou que nenhuma diretriz da gerência “precisava ser seguida quando fosse ofensiva à sua cultura”.
Os detalhes do ocorrido ganharam repercussão após Tamburella recorrer à Fair Work Commission, comissão responsável por questões trabalhistas na Austrália, alegando que a decisão do restaurante de afastá-lo havia sido injusta. Segundo consta no processo, ele já havia pedido à direção para “verificar o quão importante é para os italianos não colocar abacaxi na pizza”.
A situação ganha um detalhe curioso justamente por ter acontecido em Queensland. Atualmente, todo o abacaxi cultivado comercialmente na Austrália é produzido no estado.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles Vida & Estilo
Comportamento inadequado
Além da confusão envolvendo o sabor agridoce da pizza, o uso de linguagem imprópria e episódios de “escalada da frustração” no ambiente de trabalho também foram citados entre os fatores que contribuíram para a demissão de Davide Tamburella.
Segundo a decisão, o pedido apresentado pelo chef foi rejeitado por ter sido protocolado fora do prazo previsto. A comissão, portanto, não chegou a analisar se os motivos apresentados pelo restaurante justificavam ou não a demissão.
Em entrevista ao Daily Mail, o diretor administrativo do restaurante, Elliot Ingram, frisou que “há mais nessa história do que apenas um ingrediente de pizza”.
No Brasil, pizza com abacaxi é comum
E se essa situação acontecesse no Brasil? O chef Marcello Lopes, do Blend Boucherie e do Italianíssimo, comentou como as diferenças culturais podem gerar ruídos em uma relação, sobretudo no ambiente de trabalho.
Para ele, o “choque” de Tamburella está muito relacionado à tradição e à ideia que cada pessoa constrói sobre o que é uma pizza. “Para muitos, existe uma receita considerada original, que deve ser respeitada, e qualquer ingrediente que fuja desse padrão pode causar estranhamento”, pondera.

Marcello Lopes reforça que, embora a pizza tenha raízes na Itália, o prato foi adaptado por diferentes culturas e ganhou versões antes pouco imaginadas.
“Incorporaram ingredientes locais e criaram combinações que talvez causassem estranhamento em seu lugar de origem. O que é considerado uma heresia gastronômica em um país pode ser uma combinação perfeitamente natural e apreciada em outro”, conta Marcello Lopes.
Mesmo diante das convenções, o chef, que atua em um restaurante italiano em Brasília, acredita que a “gastronomia é viva, está em constante transformação”.
“O que hoje é considerado inusitado pode, amanhã, se tornar uma combinação popular. A pizza é um excelente exemplo de como um prato tradicional pode ganhar novas interpretações ao redor do mundo”, comenta.
Quando perguntado sobre a mistura de abacaxi e presunto na pizza, Marcello foi enfático: “Existe espaço para todos os ingredientes, desde que haja equilíbrio, técnica e uma proposta gastronômica coerente. A cozinha não deve ser limitada por regras rígidas, mas também não precisa abandonar suas tradições”, frisou.
