Três maneiras cientificamente comprovadas de emagrecer rápido

Seguindo esses passos, é possível perder até 4,5 kg na primeira semana de dieta, alega fonte

atualizado 02/06/2021 17:15

mulher na academiaGetty Images

Existem estratégias de emagrecimento para quem deseja perder peso rápido, seja para entrar mais confiante em um evento planejado em cima da hora, seja para dar o pontapé inicial em uma restrição alimentar mais duradoura.

Os meios para emagrecer em curto período, no entanto, devem ser acompanhados de perto por um especialista, afim de minimizar os risco à saúde e o surgimento de problemas como a compulsão alimentar.

A seguir, conheça três maneiras cientificamente comprovadas de perder peso rápido! As estratégias foram selecionadas a dedo por experts do site de lifestyle saudável Healthline, da Califórnia.

Corte os carboidratos refinados

Uma maneira de perder peso rapidamente é cortar da dieta os carboidratos refinados, a exemplo dos pães, das massas e dos biscoitos não integrais. Dessa maneira, ao invés de recorrer à energia desses alimentos, o organismo queimará a gordura já armazenada no corpo para realizar as atividades cotidianas.

Além disso, carboidratos complexos (batata doce, inhame e aveia, por exemplo) são ricos em fibras, capazes de prolongar a sensação de saciedade. Um estudo de 2020 confirmou que uma dieta com baixo teor de carboidratos pode induzir a pessoa a comer menos sem perceber ou sentir fome por isso.

Vale ressaltar, entretanto, que essa estratégia alimentar é difícil de manter por muito tempo.

Inclua proteína, gordura e vegetais em todas as refeições

Cada uma de suas refeições deve incluir: uma fonte de proteína (salmão, ovo, frango, feijão, tofu…); uma de gordura (azeite e óleo de abacate são boas alternativas), vegetais (como brócolis, couve-flor e espinafre) e uma pequena porção de carboidratos complexos.

De acordo com a instituição PubMed Central, boas fontes de proteína merecem destaque no plano alimentar, uma vez que são primordiais para preservar a saúde e a massa magra.

0

Movimente-se

Embora não seja essencial para perder peso, o exercício físico ajuda (e muito) a emagrecer rapidamente. Levantar pesos tem benefícios particularmente bons, conforme explica este estudo norte-americano sobre obesidade.

Praticando musculação, você queima muitas calorias e evita que o seu metabolismo desacelere, o que é um efeito colateral comum da perda de peso.

Tente ir à academia de três a quatro vezes por semana. Se levantar pesos não é muito a sua praia, faça exercícios cardiovasculares. Caminhar, correr, andar de bicicleta e nadar são algumas possibilidades.

Quanto consigo perder em uma semana?

Segundo a reportagem do Healthline, seguindo esses passos dá para “dar adeus”  a 4,5 kg na primeira semana de dieta. Mas, atenção: nas demais, a quantidade tende a cair.

Não se assuste, no entanto, se perder na faixa de 1 kg. Às vezes, você pode ter ganhado massa muscular ou estar com retenção de líquido. Por isso, é importante procurar um profissional para avaliar melhor cada alteração na balança.

Últimas notícias