Nutricionista indica os cinco melhores chás para quem quer emagrecer

Segundo Andréa Marim, essas infusões ajudam (e muito) a reduzir medidas

atualizado 04/04/2021 13:25

iStock

Alguns chás são aliados do emagrecimento. O de hibisco, por exemplo, é muito famoso no universo fitness por seu alto poder diurético, capaz de controlar a retenção de líquido e, consequentemente, diminuir o inchaço do corpo.

“Os chás ainda podem ter efeito termogênico, que acelera o metabolismo e potencializa a queima de gordura, e propriedades antioxidantes, facilitadoras do trânsito intestinal”, revela a nutricionista funcional e esportiva Andréa Marim.

A pedido do Metrópoles, a profissional elegeu as cinco melhores infusões para quem quer emagrecer.

Chá de hibisco e canela

Possui efeito diurético, ajuda a controlar a pressão arterial, previne a diabetes, melhora o processo de digestão e combate o envelhecimento precoce.

Ingredientes
150 ml de água quente
1 colher (de sopa) de hibisco
Canela em pau
1 colher (de chá) de gengibre
Cravo

Modo de preparo
Com a panela fechada, ferva a água com o gengibre, o cravo e a canela por 3 minutos. Em seguida, desligue o fogo e acrescente as folhas de hibisco. Tampe a panela novamente e deixe a mistura descansar por 10 minutos. O chá pode ser tomado quente ou frio. Se quiser, acrescente limão a gosto.

Chá mate

Extremamente termogênico.

Ingredientes
1 colher (sobremesa ) de hibisco
1 colher (sobremesa) de chá mate
1 colher (café) cavalinha
1 colher (café) chá verde
1 pedaço de gengibre (3 cm)
Cravo e canela em pau a gosto
1/2 limão siciliano

Modo de preparo
Ferva o gengibre ralado, o cravo e a canela em pau em 200 ml de água por 8 minutos. Feito isso, desligue o fogo e acrescente o hibisco e o chá mate. Deixe a infusão descansar em panela tampada por 5 minutos. Na hora de tomar, esprema o limão. Adoce com stevia ou xilitol. Para melhores resultados, consuma duas vezes ao dia.

0
Chá de hortelã e gengibre

Traz saciedade, acelera o metabolismo, tem ação antioxidante, equilibra o colesterol, melhora o humor e otimiza a digestão.

Ingredientes
150 ml de água quente
1 colher (de sopa) de chá verde
1 colher (de sopa) de hortelã
1 colher (de chá) de gengibre
½ limão

Modo de preparo
Ferva a água com o gengibre em uma panela tampada por 3 minutos. Desligue o fogo e acrescente as folhas de chá verde e hortelã. Tampe a panela novamente e deixe em infusão por 10 minutos. O chá pode ser tomado quente ou frio. Se quiser, acrescente limão a gosto.

Chá gelado de cavalinha, limão e abacaxi

Reduz a retenção de líquido, elimina toxinas, potencializa a queima de gordura, ajuda no tratamento de doença nos rins e auxilia a circulação sanguínea.

Ingredientes
1 litro de água
4 colheres (de sopa) de folha de cavalinha
Cascas bem lavadas de 1 abacaxi pequeno
Suco de 1 limão
1 colher (de sopa) de gengibre ralado

Modo de preparo
Ferva a água com o gengibre e a casca do abacaxi em uma panela tampada por 3 minutos. Desligue o fogo e acrescente as folhas da cavalinha. Tampe novamente a panela e deixe a mistura em infusão até esfriar. Na hora de servir, coe e esprema o suco do limão.

Chá de gengibre

Turbina a perda de peso, regula a pressão arterial, combate gases intestinais e atua como antioxidante e anti-inflamatório.

Ingredientes
150 ml de água quente
30 g de gengibre cortado em quadradinhos
Canela em pau
Açafrão a gosto

Modo de preparo
Ferva a água com o gengibre e a canela em pau em uma panela tampada por 3 minutos. Desligue o fogo e acrescente o açafrão.

Últimas notícias