7 benefícios incríveis do abacaxi para quem deseja afinar a cintura

Fruta tropical é rica em propriedades extremamente benéficas ao corpo e ajuda a emagrecer

atualizado 28/05/2021 17:37

Brooke Lark, Unsplash

Uma das frutas mais populares no Brasil, o abacaxi tem propriedades extremamente benéficas ao corpo e ajuda a emagrecer.

Para enumerar todos os benefícios científicamente comprovados dessa fruta tropical, a revista Insider elaborou a seguinte lista:

1. Rico em nutrientes

O abacaxi é fonte de vitamina C, que desempenha um papel importante na cicatrização de feridas, na produção de proteínas e na absorção de ferro; e em manganês, um mineral essencial para as funções cerebrais, absorção de cálcio e regulação do açúcar no sangue. Uma xícara da fruta ainda contém 8,3 miligramas do aminoácido triptofano, precursor do neurotransmissor serotonina, que é conhecido como o hormônio da felicidade. Por fim, mas não menos importante, essa substância ainda melhora a disposição.

2. Facilita a digestão

A bromelaína do abacaxi ajuda na digestão, uma vez que decompõe proteínas. Uma porção da fruta ainda oferece 2,3 gramas de fibra alimentar, que garante movimentos intestinais mais regulares.

3. Aumenta a saciedade

Por causa da quantidade de fibras, o abacaxi também prolonga a saciedade, acelerando o processo de emagrecimento. Um estudo de 2018 em animais descobriu que o suco da fruta diminui a formação de gordura.

0

4. Tem muitos antioxidantes

A fruta é rica em vitamina C, manganês, bromelaína, ácidos fenólicos e flavonóides. Algumas pesquisas indicam que os ácidos fenólicos oferecem efeitos antimicrobianos, anticâncer e anti-inflamatórios. Enquanto isso, os flavonóides têm os mesmos efeitos, mas também evitam doenças cardiovasculares, mantendo o corpo saudável para treinar.

5. Melhora a imunidade

O teor de vitamina C no abacaxi também pode ajudar a impulsionar o sistema imunológico. Um estudo de 2014 descobriu que crianças em idade escolar que comeram abacaxi em lata tiveram menos infecções virais e bacterianas em comparação com aquelas que não comeram. Os pesquisadores concluíram que consumir 140 a 280 gramas da fruta por dia pode reduzir infecções ou, pelo menos, ajudar a combatê-las mais rapidamente, restabelecendo a vitalidade do organismo.

6. Dá um up na disposição

A bromelaína do abacaxi pode ajudar a reduzir a tosse e a dor de garganta, melhorando a disposição física. Uma pesquisa de 2010 examinou tratamentos naturais para tuberculose e citou o suco da fruta como “extremamente útil” na dissolução do muco pulmonar, quando misturado com uma pitada de pimenta, mel e sal. Isso graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

7. Fortalece os ossos

O alto teor de vitamina C do abacaxi também é crucial para a saúde óssea, fundamental para uma boa qualidade de vida. Uma pesquisa de 2020 descobriu que indivíduos que comeram alimentos ricos em vitamina C tiveram um risco significativamente menor de desenvolver osteoporose e uma incidência 34% menor de fraturas de quadril. O manganês também pode reduzir o risco de perda óssea da coluna em mulheres mais velhas quando tomado com cálcio, zinco, magnésio, boro, vitamina D e cobre. Um estudo de 2004 descobriu que mulheres na pós-menopausa que tomaram suplementos com essa combinação tiveram efeitos positivo na densidade óssea.

Mais lidas
Últimas notícias