Confira dicas para diminuir a quantidade de açúcar na sua rotina

A especialista Karen Ansel orienta aqueles que desejam eliminar o carboidrato de forma gradual e imediata

Unsplash/Rod LongUnsplash/Rod Long

atualizado 21/05/2019 10:36

Açúcar é considerado um dos grandes vilões da dieta e, quando em excesso, da saúde. Para eliminá-lo da rotina, o site da Men’s Health fornece algumas dicas, com ajuda de especialistas, entre eles, Karen Ansel, autora do livro Healing Superfoods for Anti-Aging (Supercomidas Próprias para Evitar o Envelhecimento, em tradução livre).

As dicas se dividem em dois grandes grupos: aqueles que querem eliminar o açúcar imediatamente e os que preferem uma abordagem mais gradual. Confira!

Eliminação imediata

Remova da sua dispensa todos os alimentos que contêm açúcar 
“Se tais tipos de comida não estão perto de você, será muito mais fácil não comê-las”, afirma Karen Ansel.

Planeje seu “Dia do Lixo”
Se você está fazendo uma dieta regrada e começa a se sentir estressado, ter um “Dia do Lixo” pode ser benéfico para a manutenção de uma rotina saudável. Mas, para isso, o planejamento é essencial: “Planeje com antecedência exatamente o que você vai comer”, explica Ansel. “E faça essa refeição longe de casa, em algum lugar que você não poderá repetir com tanta facilidade”.

Encontre formas alternativas de prazer
Se você está sentindo falta da sensação fornecida pelo açúcar, procure por substitutos para te dar um sentimento semelhante, como chá ou café.

Eliminação gradual

Corte fontes de açúcar aos poucos
Comece a ver quais alimentos você pode substituir. Faça uso de iogurtes com menos quantidade de açúcar e use frutas de verdade como cobertura. “Você ainda poderá consumir alimentos doces, mas não estará se afogando em açúcar”, aconselha Ansel.

Preste atenção às quantidades
Muitas vezes, basta cortar o excesso e você já estará consumindo uma quantidade de açúcar razoável para sua saúde. Tenha uma balança por perto, use sua colher de sopa e comece a prestar atenção nas medidas.

Substituição
Se você consegue comer um bolo ou chocolate inteiro sozinho, que tal cortar pela metade e, como acompanhamento, um copo de leite ou suco? Não subtraia, substitua!

Cuidado com o que você está bebendo
Não estamos falando só de refrigerante. Chás gelados ou bebidas com grande quantidade de cafeína podem conter tanto açúcar quanto uma Coca-Cola.

Últimas notícias