metropoles.com

Investidor vê espaço para compra e Ibovespa se recupera com alta em NY

A alta do Índice Bovespa segue embalada pelo comportamento do exterior

atualizado

Compartilhar notícia

Internet/Reprodução
bolsa de valores
1 de 1 bolsa de valores - Foto: Internet/Reprodução

O Ibovespa ganhou impulso de alta após a abertura dos principais índices das bolsas em Nova York, onde os investidores seguem dando o benefício da dúvida sobre o andamento mais positivo das negociações entre os Estados Unidos e China no âmbito da guerra comercial. Às 11h07, o Ibovespa operava aos 97.635,78 pontos, em alta de 1,25%, enquanto o dólar à vista recuava 0,03%, cotado a R$ 4,1386.

Pouco antes do fechamento deste texto, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado afirmou estimar que o PIB do segundo trimestre, a ser divulgado na quinta-feira (29/08/2019) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deve ter ficado estável ou crescido ligeiramente. Aliado a isso, disse acreditar que a retomada mais robusta depende da agenda microeconômica.

Nesse contexto, falou, é necessário reformar o marco legal para financiamento à infraestrutura e a redução dos juros bancários de forma gradual, e, não, voluntarista.

A alta do Índice Bovespa segue embalada pelo comportamento do exterior, onde os pares do mercado acionário operam majoritariamente em alta, e também pela disposição ao risco dos investidores que viram ponto de compra de ações na abertura dos negócios. Também ganha atenção e se apoiando no mínimo avanço das reformas no Congresso, avaliam operadores.

No Brasil, em dia de agenda de indicadores fraca, o relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE), deve apresentar seu parecer.

Segundo o Broadcast apurou com fontes, o documento deve propor mudanças, como pagamento de ao menos um salário mínimo ao pensionista que tiver renda formal abaixo do piso nacional, na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) paralela para evitar atrasos no cronograma do texto atual da reforma. Assim como a adesão de Estados e municípios, que terão duas opções.

Na primeira opção, caso os Estados façam adesão à reforma, seus municípios seriam incluídos automaticamente, mas teriam opção por até 12 meses de desembarcar da proposta. Na segunda alternativa, em caso de Estados que rejeitem a entrada na reforma, os municípios poderiam aderir de forma autonomia. Todas as opções dependeriam de aprovação de uma lei ordinária nos legislativos locais – Assembleia ou Câmara.

No radar ainda, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que divulgou nota oficial na segunda-feira à noite afirmando que as doações eleitorais recebidas por ele foram pedidas dentro da legislação, contabilizadas e declaradas à Justiça. Relatório conclusivo da Polícia Federal atribuiu a Maia crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e caixa dois, no âmbito de investigações que envolvem a delação da Odebrecht.

A cotação dos contratos futuros de petróleo sobe nesta manhã em torno de 1% em contraponto à forte queda (-3,2%) no porto de Qingao, na China.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?