metropoles.com

Veja 5 alimentos para fortalecer a imunidade e não adoecer no inverno

Doenças respiratórias como a gripe e o resfriado são mais comuns durante a estação, período conhecido por causar fragilidade imunológica

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
mulher bebendo chá no frio
1 de 1 mulher bebendo chá no frio - Foto: Getty Images

O inverno torna diversas doenças mais frequentes, especialmente as respiratórias, como a gripe e o resfriado. O tempo seco é um complicador, uma vez que a diminuição da umidade relativa do ar fragiliza o sistema de defesa do organismo, facilitando o surgimento de novas enfermidades. O consumo de alguns alimentos pode fazer a diferença para a saúde.

“Frutas, legumes e verduras, ou seja, uma alimentação repleta de vitaminas e minerais, é fundamental para a manutenção da boa saúde do corpo, principalmente neste período de mais fragilidade imunológica”, destaca a nutricionista Elaine Pádua.

A profissional listou cinco dicas de alimentos que, quando consumidos com frequência, podem fortalecer a imunidade e aumentar a energia e a disposição.

Manjericão

O consumo de manjericão está cada vez mais associado a uma série de benefícios à saúde. Sua composição tem vitaminas A, C e K, além de manganês, cobre, cálcio, ferro e gorduras ômega 3 – nutrientes essenciais para o corpo e a mente. O famoso tempero ainda protege o corpo, estimula a memória, melhora a pele e alivia o estresse. “A especiaria também é desintoxicante, antisséptica e ajuda a reestabelecer o organismo”, afirma Elaine.

Frutas cítricas

“A vitamina C é um antioxidante natural, que previne o envelhecimento precoce e turbina o sistema imunológico. Por isso, para se proteger de problemas respiratórios comuns na estação, vale investir no consumo diário de alimentos ricos nessa vitamina”, diz a nutricionista.

As frutas cítricas são as principais fontes de vitamina C. Por isso, Elaine recomenda o consumo de limão, laranja e tangerina. Outras frutas também são indicadas, como a acerola, o maracujá e a goiaba.

“Consumir in natura é a melhor forma de garantir o aporte dessa vitamina, porém, na forma líquida também tem grande concentração. O importante é a frequência, a ingestão diária para uma melhor absorção do organismo”, destaca.

Para saber as outras dicas, acesse o portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações