metropoles.com

Três em cada 10 brasileiros têm hipertensão. Saiba reconhecer sintomas

Doença afeta homens e mulheres de todas as idades, inclusive jovens e crianças, e pode ser evitada com hábitos saudáveis

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
controle da pressão arterial
1 de 1 controle da pressão arterial - Foto: Getty Images

A hipertensão é uma doença silenciosa, que afeta cerca de 30% da população brasileira, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Em todo o mundo, mais de 10 milhões de pessoas morrem por ano devido a alterações na pressão arterial.

Nesta terça-feira (17/5), é comemorado o Dia Mundial de Combate à Hipertensão, data escolhida para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento adequado para o controle da pressão arterial.

Ao contrário do que se acredita, a hipertensão não afeta apenas idosos. Ela pode acometer homens e mulheres de todas as idades, inclusive jovens e crianças.

0

A doença é relacionada a fatores de risco como obesidade, tabagismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estresse, hereditariedade e alimentação com alto teor de sal e gordura.

“A pressão alta é um mal crônico e assintomático na maioria da população. Ela é capaz de causar lesões irreversíveis em diferentes órgãos. Não à toa, é conhecida como ‘assassina silenciosa’”, afirma a cardiologista Ivia Mallau Fulguera, do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), de São Paulo.

Pessoas hipertensas que não fazem o tratamento correto podem sofrer complicações como formação de aneurismas, infartos de miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e ataques cardíacos.

Sintomas

O diagnóstico da doença é fechado quando os valores da pressão arterial são maiores do que 140/90 mmHg em, ao menos, três medições feitas em dias diferentes, com intervalo mínimo de uma semana entre cada uma.

Mas antes disso é possível ficar atento a sinais de alerta, como:

  • Dores de cabeças constantes;
  • Desconfortos na região do tórax;
  • Fraquezas e tonturas;
  • Zumbidos no ouvido;
  • Visão embaçada e
  • Sangramentos nasais.

“Esses são alguns indícios de que a doença está em um estágio avançado e deve ser tratada imediatamente”, afirma a cardiologista Ivia Mallau.

Prevenção

Hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas e uma dieta balanceada – com o controle do sal e alimentos livres de gordura – ajudam a controlar a pressão arterial e prevenir a doença.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia