metropoles.com

Teste Covid: PCR ou antígeno, qual é o mais indicado para o seu caso?

Infectologista esclarece as principais dúvidas do assunto e revela como funciona cada exame. Saiba mais sobre o teste de Covid

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Mulher segura autoteste de covid nas mãos-Metrópoles
1 de 1 Mulher segura autoteste de covid nas mãos-Metrópoles - Foto: Getty Images

A busca pela expressão “teste Covid” vive um crescimento repentino e acelerado no Google, fator que indica um possível aumento dos casos de Covid-19 e doenças respiratórias nas últimas semanas no Brasil. O motivo, provavelmente, é a disseminação da variante Ômicron do coronavírus, que demonstra uma capacidade maior de contágio do que as outras cepas.

No entanto, graças às vacinas, o número de mortes por Covid-19 segue controlado e não acompanha o de novos casos. Mesmo assim, pessoas imunizadas, apesar de terem uma chance menor de desenvolver a versão grave da doença, ainda podem apresentar sintomas mais leves, que causam desconforto e preocupação.

PCR e antígeno: entenda a diferença entre os testes de Covid-19

Ao procurar por um teste de Covid-19, as pessoas costumam se deparar com as duas principais opções: o PCR e o antígeno. Logo após, vem uma série de dúvidas. Afinal, qual é o mais eficaz? Qual fica pronto mais rápido? Qual é o mais indicado para o meu caso? Para responder essas e outras perguntas, conversamos com o infectologista Bernardo Almeida.

“Ambos identificam partes do vírus. O antígeno identifica uma proteína, enquanto o PCR, o material genético. A diferença principal é que o PCR persiste positivo por um tempo mais longo, mesmo passado o período de transmissibilidade de sete a 10 dias, enquanto o antígeno identifica o indivíduo com infecção no período de transmissibilidade”, explica.

Ou seja, se você teve Covid nos últimos dias, mas já está recuperado e ultrapassou o período de maior transmissão do vírus – de sete a 10 dias – é possível que, ao realizar um teste de PCR, o resultado ainda seja positivo.

0

Já o teste antígeno tem características diferentes. “É um exame mais barato e facilmente escalável, pois não depende de equipe técnica especializada e grandes equipamentos, itens necessários para o PCR. O tempo de resultado de um teste de antígeno é de 15 minutos, enquanto o PCR demora entre 24h e 48h na maioria das situações, chegando a mais de 72h em locais mais distantes”, completa Almeida.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?