metropoles.com

Estudo: cães podem ser mais eficazes para detectar Covid do que testes

Cachorros acertaram 97% das amostras de pessoas sintomáticas e quase 100% de assintomáticos

atualizado

Compartilhar notícia

Will Malott/Unsplash
cachorro farejando
1 de 1 cachorro farejando - Foto: Will Malott/Unsplash

Pesquisadores da Escola Nacional de Veterinária Alfort, na França, conseguiram treinar cães para farejar coronavírus com eficácia maior do que testes de PCR. Em estudo publicado nessa quarta (1°/6) na revista científica Plos One, os cientistas afirmam que os cachorros acertaram 97% dos pacientes sintomáticos e quase 100% dos assintomáticos com Covid-19.

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, o teste RT-PCR tem sensibilidade (porcentual de pessoas doentes que recebem o diagnóstico positivo) de 86% e especificidade (capacidade de um teste dar negativo para pessoas não-doentes) acima de 95%.

Foram estudados 335 pacientes com Covid-19. Os cães que foram treinados fazem parte do corpo de bombeiros da França e dos Emirados Árabes Unidos e receberam seis semanas de treinamento para reconhecer o vírus causador da Covid-19.

Os cachorros cheiraram amostras de suor dos voluntários, que ficaram posicionadas em cones olfativos. Se o cão detecta o coronavírus, se senta em frente da amostra.

0

Os animais são tão bons em reconhecer o vírus que nos dois únicos falsos positivos, eles identificaram outros coronavírus que não o Sars-CoV-2. Eles são capazes de analisar 20 amostras em apenas 15 segundos.

O objetivo dos pesquisadores é chegar em um ponto onde os cães estejam posicionados em aeroportos e possam alertar as autoridades sanitárias sobre pessoas contaminadas com o coronavírus.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações