Saiba quais alimentos ajudam a ativar a vitamina D no organismo

Alimentação balanceada, 15 minutos de exposição ao sol e, em alguns casos, suplementação são indicados para aumentar as taxas da vitamina

atualizado 17/01/2019 15:36

Getty Images

A vitamina D é responsável por regular o metabolismo ósseo do corpo, já que facilita a absorção de cálcio, essencial para o desenvolvimento saudável dos ossos e dentes. Além disso, a substância ajuda a prevenir doenças, como diabetes e obesidade, o envelhecimento precoce, fortalece o sistema imunológico e melhora a saúde cardiovascular.

Ativar a produção de vitamina D exige disciplina. É preciso tomar sol por, pelo menos, 15 minutos diariamente. Braços e pernas devem estar expostos e sem filtro solar. Como essa não é tarefa sempre fácil, é importante ter uma dieta rica em alimentos que são fonte de vitamina D.

Peixes, como salmão, sardinha e atum; frutos do mar; óleo de fígado de bacalhau; carne de fígado; gema de ovo e leite e derivados são boas opções para obter mais vitamina D e devem fazer parte da dieta constantemente.

A nutricionista Flávia Mantovani explica que, se o paciente está com a vitamina D baixa, é preciso ajustar as taxas com suplementação, além de alimentação e exposição ao sol.

Últimas notícias