Saiba a hora certa de comer para garantir seu rendimento no treino

A alimentação é importante para garantir a energia e a força necessária para completar a atividade

atualizado 13/10/2021 13:12

Mulher alongamentoWestend61/ Getty Images

Uma das principais dúvidas quanto à alimentação antes dos exercícios físicos é qual o momento ideal para comer. Além de escolher bem, o timing é importante: alimentos pesados muito próximos da atividade podem tornar a prática de atividades mais difícil e não comer pode causar fraqueza, por exemplo.

Segundo Nicholas Rolnick, especialista em educação física, não dar combustível suficiente ao organismo pode afetar a intensidade e a eficácia da atividade. “Se você vai fazer um exercício intenso, vai precisar se abastecer para usar a glicose e o açúcar para criar energia”, explicou, em entrevista à CNN Internacional.

A recomendação da Associação Americana do Coração e da Academia de Nutrição e Dietas dos Estados Unidos é que se deve comer de uma a quatro horas antes do exercício. As entidades da área de saúde destacam ainda que o consumo de água é essencial para evitar a perda de fluidos e ajudar o corpo a se recuperar depois da atividade.

Confira as melhores dietas para melhor a saúde do coração

0

Caso o exercício seja feito de manhã cedo e não for possível comer no intervalo indicado, a sugestão é apostar em lanches fáceis de preparar e que são digeridos sem dificuldade, e ingeri-los o mais cedo possível. Algumas opções são maçã e pasta de amendoim, uma banana, iogurte com frutas, um ovo cozido ou um punhado de castanhas, por exemplo.

As pessoas que seguem dietas low carb, cetogênica e jejum intermitente podem fazer exercícios no início da manhã sem comer, mas os especialistas alertam que é preciso ficar atento a qualquer sinal de fraqueza e escolher atividades de baixa intensidade.

“No final das contas, você é o seu melhor treinador e instrutor. Se não estiver se sentindo bem para comer antes de fazer exercício, não coma. Mas se está seguindo as mesmas regras e não está feliz com os resultados, mude. Escute o seu corpo e modifique as estratégias para alcançar seus objetivos”, afirmou a personal trainer Stephanie Mansour, também à CNN.

Últimas notícias