Pizza ou cereal? Médico defende que a opção 1 pode ser mais saudável

Cereais parecem inofensivos. mas são cheios de açúcar. Enquanto pizza, pelo menos, tem a proteína do queijo que serve como fonte de energia

DivulgaçãoDivulgação

atualizado 02/05/2019 12:32

Consumir um bom café da manhã é essencial para garantir energia para o resto do dia. No entanto, o que deve ser levado em consideração na hora de selecionar os alimentos? A primeira refeição do dia varia muito de pessoa para pessoa. Além dos produtos tradicionais como pão e leite, há quem prefira não comer para manter um jejum intermitente. Outras preferem a combinação leite e cereal e existem também os que devoram as sobras da pizza da noite anterior.

A nutricionista americana Chelsey Amer ficou famosa em 2018 ao afirmar que pizzas são mais saudáveis no café da manhã do que a maioria dos cereais disponíveis no mercado. Pode parecer estranho, mas há um embasamento nutricional para a teoria.

Segundo o endocrinologista Flávio Cadegiani, os cereais prontos de caixinha são ricos em açúcar e carecem de fibras, proteínas e outros nutrientes. “O maior problema relacionado aos cereais é que eles passam a ideia de serem alimentos saudáveis, quando, na realidade, estão entre os mais maléficos”, argumenta. Ele explica que, em comparação a esses produtos, a pizza – se for consumida apenas uma fatia – pode representar uma opção melhor, principalmente, pelo aporte de proteína.

O profissional, no entanto, chama atenção para o fato de que, dificilmente, a pessoa consumirá somente uma fatia da pizza. “E o pior é que, se sobrou, é porque muitas calorias já foram ingeridas na noite do dia anterior”, pondera Cadegiani. Segundo o especialista, é preciso ficar atento ainda à qualidade da pizza. As integrais ou low carb com massa de couve flor são as melhores opções, mas há pizzas com massas grossas que contém até açúcar e a maioria das coberturas é mais gordurosa do que proteica.

O endocrinologista afirma que a escolha dos alimentos no café da manhã vai depender muito do objetivo da pessoa e do organismo. No entanto, ele sugere trocar os cereais de caixinha por um mix caseiro de granola, com oleaginosas e outras combinações bem mais saudáveis.

Últimas notícias