Mulher é mais generosa na 2ª metade do ciclo menstrual, diz pesquisa

Comportamento é uma ferramenta natural para consolidar a rede de apoio para o caso de uma gravidez

atualizado 20/06/2022 13:20

Mulher entregando caixa de presenteGetty Images

As fases do ciclo menstrual têm impacto direto no comportamento de mulheres que não usam métodos contraceptivos hormonais. Um novo estudo feito na Universidade Heinrich Heine de Düsseldorf, na Alemanha, mostra que elas se tornam mais generosas durante a fase lútea, na segunda metade do ciclo menstrual.

Ao analisar dados de 129 mulheres com idades entre 18 e 36 anos, com ciclos menstruais regulares, os psicólogos da instituição alemã associaram o aumento de progesterona e a diminuição do estradiol na fase lútea – quando o corpo se prepara para a gravidez – a comportamentos mais sociais.

Neste período, as participantes adotaram comportamentos mais cuidadosos com pessoas próximas e estavam mais abertas a interagirem, darem presentes e pagarem bebidas para amigos e familiares, por exemplo.

De acordo com o estudo, publicado na revista Psychoneuroendocrinology, o comportamento é uma ferramenta adaptativa que tem como objetivo reforçar a rede de apoio para essas muheres em caso de gravidez.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias