Fase lútea: saiba o que é e qual a importância para engravidar

A etapa está relacionada com o período fértil e o seu desenvolvimento transforma-se quando o óvulo é fecundado

atualizado 11/02/2020 22:22

GETTYIMAGES

A fase lútea é a terceira etapa do ciclo menstrual, que começa logo após a ovulação e vai até o dia anterior do período menstrual seguinte. O desenvolvimento dessa fase varia – depender se o óvulo foi fecundado ou não. Se não ocorreu a fecundação, a etapa caracteriza-se pela síndrome pré-menstrual, que pode provocar alterações de humor, irritabilidade e tensão mamária. O blog Mil Dicas de Mãe reuniu algumas informações sobre a importância da fase lútea e como ela está relacionada com a ovulação.

Significado

A fase lútea é uma das etapas do ciclo menstrual e tem duração de 12 a 14 dias. Ocorre após a ovulação, antes do início do ciclo, e é caracterizada pela formação do chamado corpo lúteo, que serve para preparar o útero para uma possível concepção.

O corpo lúteo (glândula endócrina produzida a partir do folículo liberado pelo óvulo) produz progesterona, hormônio que serve precisamente para acomodar, se ocorrer fecundação, o possível embrião do futuro feto. Dessa forma, se o óvulo foi fecundado, o ambiente estará pronto para “segurar” o embrião no início da gravidez.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Mais lidas
Últimas notícias